A DISCIPLINA DE DESENHO NA EMBAP
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4595Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo a disciplina de Desenho, como parte integrante do currículo do curso superior de Licenciatura em Desenho, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP em Curitiba. A delimitação temporal é justificada por meio das prescrições localizadas nas ementas da Disciplina de Desenho na EMBAP e compreende o período que inicia em 2000, ano das ementas referente à disciplina de Desenho até o ano de 2011, quando ocorre a modificação para Licenciatura em Artes Visuais. O aporte teórico se ampara André Chervel com a História das Disciplinas; e Roger Chartier para dar suporte às discussões acerca do tempo presente. As fontes utilizadas são essencialmente institucionais e oficiais, as quais incluem currículos do curso, ementários das disciplinas, leis federais e estaduais que foram fundamentais para compreender a constituição da licenciatura, a composição da grade de disciplinas e o conteúdo programático da disciplina de Desenho. Como parte da análise foram considerados os conteúdos das disciplinas, levando em conta outros aspectos estruturais. Os resultados apontam para a coexistência de diversos tipos de desenho nos currículos analisados. Esses resultados possibilitaram compreender em que condições a disciplina de Desenho se consolidou e como se estabeleceu como prática escolar no ensino superior no curso de Licenciatura em Desenho na EMBAP.
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