CONGADO E TREINAMENTO DE ATOR: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CORPO CÊNICO A PARTIR DA PERFORMATIVIDADE DO CONGADEIRO

Autores

  • Genilson Antonio Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adilson Roberto Siqueira Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4589

Resumo

Este artigo faz um breve estudo do corpo na cena, discorre sobre as rupturas estruturais na encenação teatral durante o século XX e aborda o corpo como veículo condutor da obra de arte. O campo cultural e artístico deste artigo é perpassado pelos estudos da performance afro-brasileira, trazidos por Zeca Ligiéro, juntamente com o conceito de evento performativo, proposto pela pesquisadora Josette Féral. Também aborda elementos performátivos, indicando-os como fio condutor para obtenção de um comportamento restaurado por parte do congadeiro em situação de representação. A força motriz que sustenta, por exemplo, o movimento de dança na cultura afrodescendente, está repleto de matrizes que são recodificadas e ressignificadas em rituais que as mantém vivas na sociedade contemporânea, em especial, no tocante a este artigo, na tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário que ocorre na cidade Dionísio, localizada na região do Médio Piracicaba mineiro onde são contadas e recontadas histórias as quais configuram uma política de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genilson Antonio Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel e Licenciado em Teatro e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei . Atualmente faz parte do Grupo de pesquisa:Grupo de Estudos em Teatro e Educação (GESTE), da UFRGS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, teatro-treinamento-ecopoética, teatro-ciencias-tecnologia, teatro-dança-treinamento e ação comunitária, sustentabilidade, vivencias teatrais, cultura popular com ênfase no congado mineiro como prática de ensino na educação básica

Adilson Roberto Siqueira, Universidade Federal de São João del Rei

Possui graduação em Artes Cênicas (1992), mestrado em Artes Corporais (2000) e doutorado em Educação Fí­sica (Pedagogia do movimento) todos pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Realizou um pós-doutorado em Pedagogia do Movimento na Universität Musik un Darstellende Kunst, Wien, Áustria (2007) e outro em Performance socialmente engajada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Professor associado da Universidade Federal de São João Del-Rei, onde atua no Curso de Teatro, no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Artes, Urbanidade e Sustentabilidade e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. É lí­der e pesquisador do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes, Culturas e Sustentabilidade, pesquisador-coordenador do Laboratório de Ecopoéticas.

Downloads

Publicado

30-05-2022

Como Citar

Ferreira, G. A., & Siqueira, A. R. (2022). CONGADO E TREINAMENTO DE ATOR: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CORPO CÊNICO A PARTIR DA PERFORMATIVIDADE DO CONGADEIRO. O Mosaico, 14(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4589