CONGADO E TREINAMENTO DE ATOR: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CORPO CÊNICO A PARTIR DA PERFORMATIVIDADE DO CONGADEIRO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4589Resumo
Este artigo faz um breve estudo do corpo na cena, discorre sobre as rupturas estruturais na encenação teatral durante o século XX e aborda o corpo como veículo condutor da obra de arte. O campo cultural e artístico deste artigo é perpassado pelos estudos da performance afro-brasileira, trazidos por Zeca Ligiéro, juntamente com o conceito de evento performativo, proposto pela pesquisadora Josette Féral. Também aborda elementos performátivos, indicando-os como fio condutor para obtenção de um comportamento restaurado por parte do congadeiro em situação de representação. A força motriz que sustenta, por exemplo, o movimento de dança na cultura afrodescendente, está repleto de matrizes que são recodificadas e ressignificadas em rituais que as mantém vivas na sociedade contemporânea, em especial, no tocante a este artigo, na tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário que ocorre na cidade Dionísio, localizada na região do Médio Piracicaba mineiro onde são contadas e recontadas histórias as quais configuram uma política de resistência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.