SOMOVIMENTO: sapatear instabilidades
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4583Resumo
A presente escritatrata-se da síntese de um memorial artístico-acadêmico sobre o processo de criação desenvolvido no trabalho de conclusão de curso intitulado "Somovimento: sapatear instabilidades" , apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR. O objeto de pesquisa versa sobre possibilidades relacionais de codependência entre som e movimento, a partir do uso do sapato do sapateado em contato com diversas materialidades e em relação intrínseca com o conceito de metáfora (LAKOFF; JOHNSON apud NUNES, 2006). O interesse em problematizar o entendimento de um corpo-instrumento e em função da música, no contexto do sapateado, são questões que impulsionam a pesquisa. Os procedimentos de criação partem do entendimento de instabilidade (NUNES, 2002) do corpo em relação ao espaço físico e apostam na fricção das relações obra-espectador, ao propor convites de engajamento na dança digital, por meio de estratégias dramatúrgicas que aguçam a imaginação na experiência de fruição.Downloads
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