PROCESSO DE CRIAÇÃO/ EDIÇÃO: UM OLHAR SOBRE A VIDEODANÇA TRÊS LUAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4574Resumo
O presente trabalho tem como tema o processo de criação/edição em videodança. Busco aqui articular referências práticas e conceituais através do relato do caminho percorrido na criação da videodança Três Luas, coreografada e editada por mim, em meio ao período de isolamento social, devido a pandemia de COVID-19, ocorrido no ano de 2020. Além disso, visa evidenciar alguns obstáculos superados no decorrer do processo criativo. Os autores que auxiliam nas reflexões e balizam o desenvolvimento do trabalho são: Barboza (2015); Brum (2012); Caminada (1999); Cerbino e Mendonça (2012); Gonçalves (2014); Pearlman (2012); Peres (2012); Santos (2016); Shultz (2011); Através do relato do processo de criação bem como as relações traçadas paralelamente com estes autores, organizei o presente estudo em três subtítulos: Tomada um: O curso de Dança-Licenciatura e os componentes Montagem de Espetáculo; Tomada dois: Serenade ao Luar, montagem em processo; Luz, Câmera, Ação: Composição/Edição na videodança Três Luas. A escrita deste estudo faz refletir o papel do editor, o qual aparece também como coreógrafo, retrabalhando, elementos fundamentais para uma composição coreográfica em videodança, tempo e espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.