VÍDEOS MODÉLICOS, SALVAGUARDA ARQUEOLÓGICA DE APRENDIZAGEM PARA O ATOR: UMA ABORDAGEM DE CINEMATOGRAFIZAÇÃO ATORAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4430Resumo
Neste artigo apresento uma possibilidade operativa das pedagogias do ator: a videografia de demonstração técnica de trabalho, surgida na transição dos séculos XIX e XX, entre os artistas-pedagogos do corpo cênico. Dessarte, eu proponho realizar uma análise reflexiva sobre a práxis da demonstração de trabalho no campo do ensino e do fazer artístico, congregada aos vídeos modélicos (categoria videográfica que serve para instrução ou apresentação de trabalhos ou procedimentos técnicos performados por um ou mais artistas cênicos) de inextricável relevância histórica à formação de artistas da cena desde a sua insurgência. Nessa tessitura, coloco em foco as relações pedagógicas atorais, que passam a ser transversalizadas pela linguagem do vídeo. Logo, articulo a problemática atoral de adaptação do trabalho do intérprete para o cinema, por meio de um experimento tangenciado pela epistemologia dos vídeos modélicos, no qual investigo a hipótese da técnica atuacional da equivalência (de origem teatral), como meio de prover a adaptação da atuação desejada pela mise en scène realista – da desteatralização à cinematografização, um clássico problema da atorialidade.Downloads
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