A MEDIAÇÃO COMO PROCESSO DE CRIAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.2.4093Resumo
Proponho com este ensaio apresentar a proposta de mediação desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Estadual do Paraná, desenvolvida no campus da Universidade Federal do Paraná em novembro de 2019. Na ocasião foi proposta uma experiência sensorial e reflexiva a partir do filme Bacurau. O exercício prático de mediação foi construído a partir da combinação de duas estratégias distintas: o mapa conceitual que daria origem a uma instalação composta por materialidades que se relacionam com as narrativas fílmicas e o ateliê de escultura apresentado como um convite ao aprofundamento da experiência, onde o coletivo teve a possibilidade de transformar os materiais da instalação em obras tridimensionais derivadas, transformando o espaço e ampliando os níveis de experiências com a narrativa fílmica a partir da prática de ateliê. Neste exercício reflexivo acesso questões como: a mediação como dispositivo de criação, a dimensão política das instâncias produtoras de discursividades em cultura e arte; a importância da propagação de experiências artísticas derivadas para a manutenção do campo e a cartografia como estratégia de aprofundamento da experiência estética-reflexiva, além de apresentar os pormenores da aplicação do exercício de mediação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.