ASPECTOS DA TEORIA ATOR-REDE (ANT) E DA MEDIAÇÃO EM EXPOSIÇÕES DE ARTE: ESTRATÉGIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA PESQUISAS EM MEDIAÇÃO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.2.4081Resumo
Este artigo apresenta uma definição operacional do conceito de mediação culturalenquanto procedimento institucional e/ou profissional de comunicação de eventos culturais.Na sequência, argumenta-se a favor da autonomia do processo de mediação cultural,concordando com autores como Jean Davallon (2007; 2010) e Yves Jeanneret (2009) quereiteram que, nos processos comunicacionais, os significados e os conhecimentos nuncasão simplesmente dados, havendo, antes, inúmeros elementos, humanos e não humanos,que carregam, transformam, criam e recriam as informações. Assim, neste recorte sobre otema, avaliam-se as principais diretrizes da Teoria Ator-Rede, associada aos conceitos demediação radical e comunicação associal (LEMOS, 2020), como uma estratégia teóricometodológicapara mapear a complexidade do processo comunicacional e, em especial, damediação cultural institucional e/ou profissional praticada em exposições de arte. Por fim,este estudo registra e exemplifica como uma exposição de arte pode ser analisada a partirde uma perspectiva ontológica plana não antropocêntrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.