UM PANORAMA DO UNIVERSO CYBERPUNK, O ANIME E O CIBORGUE
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2962Resumo
O presente artigo tem o objetivo de apontar características presentes no subgênero cyberpunk, sua relação com a cultura nipônica e a visão crítica que pode ser identificada a partir do estudo do ciborgue. Tais narrativas apontam diversos aspectos do mundo tecnológico que muito dialogam com nosso cotidiano, principalmente nos animes, devido ao intenso desenvolvimento tecnológico pelo qual o Japão passou. A peculiaridade das animações japonesas chama a atenção do mundo todo, o texto apresenta também uma breve análise em busca do entendimento da especificidade dessa cultura e sua fama de inovadora e criativa. Explora-se o termo ciborgue baseado nas ideias de Donna Haraway, que acredita na potência do humano em seu híbrido com as máquinas, potência presente em diversas personagens do cyberpunk.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.