MALANDRAGEM ESTÉTICA EM EXECUÇÕES INSTRUMENTAIS DE UM GUITARRISTA CUBANO

Autores

  • Fábio Gomes Unespar
  • Simone Cit Unespar

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2504

Resumo

A pesquisa buscou, em um primeiro momento, investigar o que caracteriza os procedimentos malandros de acordo com o método da redução estrutural de dados sociais, presente na Dialética da Malandragem (Antonio Candido). Posteriormente, o trabalho canalizou seus esforços para identificar procedimentos malandros em execuções instrumentais de Manuel Galbán (1931 – 2011), um í­cone da guitarra cubana. Assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar o que define uma execução malandra na guitarra elétrica, a partir do método proposto por Candido. Vale ressaltar que o método é oriundo do campo literário, mas sua amplitude permite a aplicação em outras áreas artí­sticas, como na música. Ao decorrer do processo de investigação, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: 1) pesquisa bibliográfica; 2) pesquisa fonográfica; 3) pesquisa audiovisual; 4) análise das informações sob a luz da Dialética da Malandragem. Com isso, os resultados alcançados foram o entendimento da eficácia de um método da literatura na música popular, o entendimento da malandragem estética e sua importância na arte/performance e a discussão sobre o que configura um procedimento malandro na guitarra elétrica. Por fim, o trabalho sugeriu duas considerações acerca dos procedimentos malandros que envolvem a execução instrumental de Manuel Galbán.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Gomes, Unespar

Autor: Fábio Lima Marinho Gomes (Lattes: http://lattes.cnpq.br/0467054601986899)

Graduando no Bacharelado em Música Popular (Unespar) e Bacharel em Humanidades (Ufba - 2013), possui interesse nas seguintes áreas: música popular; análise musical; estética; música e literatura. Endereço eletrônico: fabiolimamgomes@gmail.com.

Undergraduate student in the Bachelor of Popular Music (Unespar) and Bachelor in Humanities (Ufba - 2013), has interest in the following areas: popular music; musical analysis; aesthetics; music and literature. E-mail: fabiolimamgomes@gmail.com

Simone Cit, Unespar

Coautora: Simone do Rocio Cit (Lattes: http://lattes.cnpq.br/3816254088917789)

Doutora em Literatura (Ufsc - 2013), mestre em Literatura (Ufpr - 2005) e graduada em Educação Artí­stica com habilitação em Música (Ufpr - 1991). Professora adjunta na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná campus FAP. Diretora Artí­stica e Regente da Orquestra Latino-Americana da Unespar. Com experiência na área de Educação Musical pela Música Popular Brasileira. Principais interesses de pesquisa: gêneros da canção latino-americana; relação entre música, literatura e estudos da linguagem na perspectiva dialógica do Cí­rculo de Bakhtin. Endereço eletrônico: simocit@gmail.com.

PhD in Literature (Ufsc - 2013), master in Literature (Ufpr - 2005) and graduated in Artistic Education with qualification in Music (Ufpr - 1991). Adjunct Professor at UNESPAR – University of the State of Paraná, FAP campus. Artistic Director and Regent of the Unespar Latin American Orchestra. Has experience in the field of Music Education by Brazilian Popular Music. Main research interests: genres of Latin American song; interconnection between music, literature and language studies in the dialogical perspective of the Bakhtin Circle. E-mail: simocit@gmail.com.

Downloads

Publicado

25-07-2019

Como Citar

Gomes, F., & Cit, S. (2019). MALANDRAGEM ESTÉTICA EM EXECUÇÕES INSTRUMENTAIS DE UM GUITARRISTA CUBANO. O Mosaico, 11(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2504