LEVANTE!: LÓGICAS DE MONTAGEM PARA COMPARTILHAR A CENA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2018.10.1.2373Resumo
O artigo relata elementos de processo de criação que se prolongam na cena
de LEVANTE! O projeto elaborado no ano de 2014 por Fernando de Proença e RenataRoel em Curitiba (Paraná, Brasil) recebeu os recursos do Prêmio Klaus Vianna (emque foi selecionado) em 2016, ano em que se realizou sua montagem. O artigo mostraalgumas articulações de lógicas de construção de cena que tem como objetivo engajaros participantes num processo artístico que se prolonga na experiência compartilhadaentre artistas e público. Para refletir sobre essas articulações, toma a obra artística comoatividade de fazer e de ver (GUÉNOUN, 2004) através de relações de deslocamentos entresujeitos e objetos (LEPECKI, 2012), o que implica em refuncionalização brechtiana da cena
(BENJAMIN, 1987) e no paradoxo do espectador atual (RANCIÈRE, 2012). Tais reflexõespressupõem a necessidade de criar encontros que questionem posições fixas de artistas epúblico em prol de partilhar a cena de LEVANTE!
PALAVRAS-CHAVE: Lógicas de montagem. Relação artistas-público. Cena compartilhada.
LEVANTE!
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.