O SUJEITO SE REELABORANDO EM DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2018.10.1.2368Resumo
O UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Unespar – vem tecendo e
construindo um intenso laboratório de aprendizado em pesquisa do movimento e composiçãode dança. As lógicas organizativas de investigação e composição propostas pelo UMaproximam a dança de um modo de fazer que a entenda como discurso da experiência docorpo, como um conjunto de pensamentos e questionamentos que emergem da relaçãosujeito e mundo, em que as afecções são formalizadas em um jeito de fazer dança que secomunica e que se configura em forma de composição. Nesse sentido, há uma enunciação
de um modo de fazer dança que preza pelo sujeito e suas singularidades e que entende quecada corpo se organiza, age e realiza um jeito de mover, de compor, sempre diferente umdo outro. Portanto a proposta investigativa e compositiva do UM não é atingir uma estéticadada previamente em dança, mas proporcionar aos sujeitos a possibilidade de despertarum jeito próprio de mover e de criar. Dentre os conceitos discutidos e vivenciados comofundamentos para o desenvolvimento nas pesquisas e configurações práticas do UM, orecorte deste artigo é direcionado para o modo de compor danças que o grupo desenvolve,com um olhar voltado para a discussão do conceito de Sujeito no processo compositivo,que se faz pulsante na trajetória do UM. Conceito esse que reverberou, e é também partefundamental, na pesquisa de dissertação de Mestrado por mim desenvolvida: A experiênciacomo discurso do corpo: a dança tecendo caminhos.
PALAVRAS-CHAVE: Dança contemporânea. Subjetividade. Composição coreográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.