UMA ARTE DOS SENTIDOS: A EXPERIÊNCIA DO TEATRO COM PESSOAS CEGAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2016.8.1.1690Resumo
O artigo debate as dificuldades que graduandos no curso de licenciatura em teatro daFaculdade de Artes do Paraná podem vir a encontrar ao se depararem com alunos cegosdurante o ensino do teatro, geralmente devido à falta de preparo acadêmico. Através derelatos das alunas que ministraram as oficinas do projeto "Ilusão Ótica: que falta nos faz a
palavra" é possível perceber que a ausência dessa capacitação proporciona problemas aténa forma de comunicar-se com deficientes visuais e que muitas vezes, alguns conteúdoscomo maquiagem teatral, por exemplo, acabam por se perder, resultado de uma falta deinstrução. Através de análises de entrevistas e referências bibliográficas, como Rabêllo eRyngaert, discorro um texto onde problematizo a deficiência visual com a técnica teatrale a formação dos futuros professores dessa área. Com a falta de uma vivência durante o
período acadêmico, o receio, a criação de barreiras e a desistência, acabam por se tornarum hábito. Sendo assim, como podemos pensar o ensino do teatro para pessoas comdeficiência visual?
Palavras-chave: formação do professor de teatro; cegos; teatro com cegos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.