A MÚSICA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.2.1491Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo estudar as atividades musicais e musicoterapêuticasdesenvolvidas em uma escola de ensino fundamental em Curitiba, a qual tem em seu quadro discentealunos de inclusão e/ou com necessidades especiais. Em virtude de estudar esses alunos, o projetodesta pesquisa foi encaminhado ao Comitê de Ética do Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino(IBRATE) conforme protocolo nº 99/2009 e aprovado na integra conforme Of. CEP 047/09 de 25 dejunho de 2009. Para este deste estudo foram aplicados e analisados protocolos de observação, nosquais se registraram as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer das atividades einterações musicais. Os resultados mostraram que a música, em virtude da mediação na comunicaçãoem musicoterapia, possibilitou formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.Percebeu-se ainda que tanto nas aulas de música como nas sessões de musicoterapia o desempenho e acomunicação apresentaram níveis significativos, porém, diferenciados.
PALAVRAS-CHAVE: Musicoterapia; música; inclusão.
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