As preferências de metodologias de ensino de alunos do Ensino Médio na disciplina de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2022.24.02.4452Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar a percepção de alunos do Ensino Médio frente a diferentes abordagens e técnicas de ensino-aprendizagem, priorizando a construção do conhecimento de forma ativa pelos alunos; bem como avaliar a satisfação e progressão dessa construção junto aos alunos através da proposição de feedback. Para isso, foi distribuído, ao final do ano letivo, um formulário para a realização da pesquisa de opinião dos alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Particular no município de Viçosa-MG. Após a análise dos dados, concluímos que as metodologias utilizando videos, práticas de laboratório, palestras, trabalhos em duplas e "300" foram muito bem recebidas e avaliadas pelos estudantes, mas ressaltamos que mesclar atividades ativas com metodologias passivas, que traduzem maior segurança na interiorização do conteúdo como ideal para a prática docente, uma vez que uma turma apresenta um grupo diversificado de indivíduos com distintas necessidades educacionais. Concluímos que uma variedade metodológica, utilizando metodologias passivas e ativas, tradição e novidade, é um caminho a ser seguido pois proporciona uma aprendizagem motivadora e significativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-02-2023
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todas as informações, opiniões, dados, referências, citações e posicionamentos
expressos nos textos científicos publicados são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios, as críticas e as possíveis conseqüências legais e jurídicas.Uma vez aceito para publicação, o autor concorda em ceder os direitos autorais da publicação do texto científico encaminhado à revista Luminária.