Artigos Religiosos no(s) Pentecostalismo(s): Estudo das relações dos bens simbólicos na geração de economia local de Rio Grande da Serra, periferia urbana no Grande ABC Paulista

Autores/as

  • marcos scarpioni Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2016.18.01.874

Resumen

Este artigo visa compreender como são ou estão estabelecidas algumas das relações dos bens simbólicos produzidos nas religiões cristã pentecostais com a economia local de Rio Grande da Serra - periferia urbana no Grande ABC. Embasado no sistema de fluxo de economia, nossa pergunta principal seria: Em que medida o capital simbólico gerado e distribuí­do nessas instituições, gerariam avanços culturais socioeconômicos, sociopolí­ticos no cotidiano dos indiví­duos na região central e periférica de Rio Grande da Serra? De que forma os bens simbólicos estariam condicionados ao Código de Defesa do Consumidor e assim concorreriam para melhoria da economia local? Para análise, servirmo-nos da observação empí­rica da distribuição desses bens materiais "consagrados" em reuniões cúlticas, verificação dos produtos religiosos disponí­veis nos estabelecimentos comerciais na região. E por fim, contatamos a Associação Comercial, Industrial e Agricola de Rio Grande da Serra para verificarmos a existência de dados sobre essas relações. Embora, os artigos religiosos gerem um capital social para os grupos religiosos que o produzem e os consomem, todavia, não contribuem para a geração de economia local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

marcos scarpioni, Universidade Metodista de São Paulo

Aluno especial de doutorado em Ciência Ambiental USP, Mestre em Ciências da Religião UMESP, Especialista em Direito Ambiental C.U.I.UNINTER, MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável FATEC INTERNACIONAL UNINTER, Bacharel e Licenciado em Quí­mica C.U.F.S.A.

Citas

AGIER, Michel. Antropologia da Cidade: lugares, situações, movimentos. [trad. Graças índias Cordeiro]. São Paulo: Terceiro Nome, 2011. p. 143-147.

ASSOCIAÇíO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGRíCOLA DE RIO GRANDE DA SERRA. Disponí­vel em: Acesso em: 28.05.2014.

BíBLIA SAGRADA. [trad. João Ferreira de Almeida]. São Paulo: Vida, 1984. p. 198-199.

BORGES, Alex Fernando; et. al. "Empreender Com Fé": Configurações do Processo Empreendedor em Empresas de Artigos Religiosos na Cidade de Ituiutaba – Minas Gerais. In: VIII EGEPE – Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. 2014, Goiânia. Anais... Goiânia: 24-26.mar/2014. p.1-16.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. 6ª ed. 1ª reimpressão. [int. trad. seleção. Sérgio Miceli]. São Paulo: Perspectiva, 2007.

___________________. O Poder Simbólico, 12ª ed. [trad. Fernando Tomaz]. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2009.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Evangélicos, Pentecostais e Carismáticos na mí­dia radiofônica e televisiva. Revista USP, São Paulo, n.61, p.146-163, mar./mai.2004.

___________________. Bí­blias no Mercado: O poder dos consumidores e a competição entre os editores – O caso da Sociedade Bí­blica do Brasil. Rever, São Paulo, ano 12, n.02, p.35-61, jul/dez.2012.

SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba: IBPEX, 2008.

CORTÊS, Mariana. O mercado pentecostal de pregações e testemunhos: formas de gestão do sofrimento na periferia. Disponí­vel em: <http://www.anpocs.org/portal/ index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=8486&Itemid=429> Acesso em 17.09.2013.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. 1ª ed. [trad. Rogério Fernandes]. São Paulo: Martins Fontes, 1992. pdf.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O Novo Dicionário Aurélio da Lí­ngua Portuguesa. 3ª. Ed. [1ª. impressão, revista e atualizada]. São Paulo: Positivo, 2004.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. 1ª ed. [13ª reimpressão]. Rio de Janeiro: Gen/LTC, 2008. p.65-103.

HORíCIO, Noel Aparecido. Entrevista concedida í Marcos Scarpioni. Rio Grande da Serra – SP, 03 Jul.2014.

LAVALLE, Adrián Gurza; CASTELLO, Graziela. Benesses desse mundo: Associativismo religioso e inclusão socioeconômica. Novos Estudos, São Paulo, n.68, p. 73-93, mar./2004.

LIMA, Maria Érica de Oliveira; TRASFERETTI, José. O cenário religioso de bens simbólicos: da produção ao consumo. RASTROS. Ano VIII, n.08, p.38-51, out.2007.

MENDONÇA, Antônio Gouvêa. Protestantes, Pentecostais e Ecumênicos: O campo religioso e seus personagens. [Org. Leonildo Silveira Campos]. 2ª ed. reformulada e definitiva. São Bernardo do Campo – SP: Umesp, 2008.

PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira. Fé na prateleira de vendas: A sedução do marketing religioso. Disponí­vel em:<http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/ f/f6/GT4Texto006.pdf>Acesso em: 15.05.2014.

PRANDI, Reginaldo. Religião Paga, Conversão e Serviço. Novos Estudos. n. 45, p. 65-77, jul./1996.

PIERUCCI, Antônio Flávio. O Desencantamento do Mundo: Todos os passos do conceito de Max Weber. São Paulo: Editora 34, 2003.

RIVERA, Paulo Barrera. Tradição, transmissão e emoção religiosa – Sociologia do protestantismo contemporâneo na América Latina. São Paulo: Olhod"™água, 2010.

RIVERA, Dario Paulo Barrera. (Org.). Evangélicos de periferia urbana em São Paulo e Rio de Janeiro – Estudos de sociologia e antropologia urbanas. Curitiba: Editora CRV, 2012.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1997.

______________. O espaço do cidadão. 5ª ed. São Paulo: Nobel, 2000.

______________. O espaço dividido. São Paulo: Edusp, 2008.

SEBRAE. Loja de livros e artigos religiosos. Disponí­vel em: Acesso em: 16.05.2014.

SILVA, Ivan de Oliveira. Relação de consumo religiosa. Disponí­vel em: Acesso em: 24.04.2014.

VILHENA, Maria Ângela. Ritos: Expressões e Propriedades. São Paulo: Paulinas, 2005.

Publicado

2016-11-07