Vantagens e desvantagens da utilização de Leitos Construídos para os processos de fitorremediação com foco na Educação Ambiental e tratamento de esgotos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2024.26.01.8407Resumen
O termo “wetlands” (zonas úmidas) refere-se a locais naturais alagados periódica ou permanentemente, que apresentam diversos serviços ambientais. Apresentam-se como alternativa os leitos construídos, desenvolvidos com intuito de acelerar, melhorar e direcionar processos de biorremediação. Sendo assim, objetiva-se observar as aplicações dos leitos construídos com fitorremediação e as vantagens e desvantagens de sua utilização na educação ambiental e tratamento de esgoto. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, com busca através do Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave: "wetlands" "fitorremediação" "desvantagens" e "wetlands" "fitorremediação" "vantagens". Foram obtidos no total 131 trabalhos. Estes passaram por uma avaliação de qualidade, sendo assim analisados nesta revisão dois estudos de caso e quatro revisões bibliográficas que corresponderam aos filtros de seleção: serem artigos e apresentarem o sistema de leito construído com fitorremediação. Observou-se que os leitos construídos são utilizados na remediação de efluentes de esgoto domiciliar e industrial, tendo como objetivo principal a reciclagem de efluentes. Nota-se que as macrófitas são importantes componentes desses sistemas por seu papel fitorremediador, que promove a remoção de nutrientes excessivos do efluente passíveis de causar distúrbios ecológicos, como eutrofização, se não equilibrados. Das vantagens do sistema podem ser citadas seu uso para a educação ambiental em escolas de ensino regular, redução de nutrientes excedentes como nitrogênio e fósforo, baixo custo, fácil manutenção e fornecimento de área verde. Dentre as desvantagens do sistema podem ser citadas a impossibilidade de padronização do sistema quanto às porcentagens de remoção de nutrientes excedentes, a produção rápida de biomassa e a suscetibilidade do sistema às alterações climáticas e de toxicidade. Assim, os sistemas de Wetlands construídos são importantes na redução excesso de nutrientes presentes em efluentes de esgoto, entretanto se faz necessário um aprofundamento sobre a eficiência desses sistemas em diferentes condições de clima e relevo e do comportamento dos fitorremediadores utilizados nessas condições.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Todas as informações, opiniões, dados, referências, citações e posicionamentos
expressos nos textos científicos publicados são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios, as críticas e as possíveis conseqüências legais e jurídicas.Uma vez aceito para publicação, o autor concorda em ceder os direitos autorais da publicação do texto científico encaminhado à revista Luminária.