Compreensões sobre divulgação científica e o papel formativo do projeto de extensão Sporum segundo seus integrantes
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2022.24.02.4683Resumen
Nota-se a escassez de pesquisas que investiguem sobre como jovens divulgadores consideram sua participação em projetos de divulgação da ciência e quais são suas compreensões sobre esse tipo de divulgação. Neste sentido, esta investigação objetivou identificar e analisar o papel formativo do projeto de divulgação científica Nome (PET-Biologia-Instituição) segundo ativos e ex-integrantes do projeto e suas compreensões sobre divulgação científica. Os dados foram colhidos através de questionários com dezesseis sujeitos. Para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a análise textual discursiva. Como resultado, os sujeitos pesquisados consideram que o projeto: os permitiu aperfeiçoar suas formas de comunicação, ampliou seus conhecimentos e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades relativas à alteridade. Conceituam divulgação científica desde transmissão de conhecimentos científicos até veiculação de aspectos relativos à natureza da ciência. A importância da divulgação científica é justificada por fornecer informações para a população e contribuir para a emancipação do pensamento. Discute-se implicações destas atividades para a formação dos graduandos em Ciências Biológicas.
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