Experiências de gestão escolar democrática em escolas públicas localizadas no campo

Autores/as

  • Sandra Aparecida Machado Polon UNICENTRO
  • Patrícia Correia de Paula Marcoccia UEPG

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2015.17.02.422

Resumen

O texto analisa experiências de gestão escolar em escolas públicas localizadas no campo a partir da legislação que propõe a efetivação da gestão democrática no contexto da educação do campo. A investigação é resultante de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo em cinco municí­pios do estado do Paraná. Os dados foram obtidos por meio de relatos de gestores e professores em escolas públicas localizadas no campo. As análises apontam que, além das atribuições inerentes ao cargo, os gestores desempenham funções de outras instâncias, tais como: providenciar água para escola, atender os alunos durante o transporte escolar, preparar a merenda, entre outras. Foi constatado que em algumas escolas não são efetivadas práticas participativas democráticas em virtude da não existência de gestor escolar e do difí­cil acesso da comunidade à escola, devido à distância e ao processo de nucleação.

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Biografía del autor/a

Sandra Aparecida Machado Polon, UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora no curso de Pedagogia da Unicentro

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, UEPG

Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora no curso de Pedagogia da UEPG.

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Publicado

2016-06-15