A utilização de uma sequência didática como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo evolução dos seres vivos

Autores/as

  • Ianara Trindade Damasceno Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga-BA.
  • Obertal da Silva Almeida Doutorando em Educação em Ciências Experimentais, Universidad Nacional del Litoral (UNL), Argentina. Professor Assistente do Departamento de Ciências Exatas a Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga-BA
  • Carlos Bernard Moreno Cerqueira Silva Doutor em Genética e Biologia Molecular Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Itapetinga-BA.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2021.23.01.4062

Resumen

O tema Evolução é de difí­cil abordagem no ensino médio, embora a evolução biológica seja um dos assuntos mais importantes e norteadores da biologia. As concepções religiosas de boa parte dos alunos tendem a bloquear o conhecimento das ideias advindas da Teoria evolucionista. Diante dessa realidade, o uso de formas mais dinâmicas nessa abordagem pode facilitar o trabalho do professor e favorecer a compreensão do aluno. O presente trabalho objetivou testar a eficiência da utilização de Sequência Didática (SD) no ensino de evolução dos seres vivos no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, localizado no municí­pio de Itapetinga-BA, a fim de favorecer a compreensão dos alunos acerca do tema, o desenvolvimento do seu senso crí­tico, além de facilitar a missão do professor, sugerindo uma forma interessante de abordagem do conteúdo. Foram escolhidas duas turmas de 2º ano do turno vespertino, onde em uma a abordagem do conteúdo evolução dos seres vivos foi aplicada por meio da SD e na outra apenas com a aula expositiva dialogada. Inicialmente uma entrevista foi feita com a professora regente dessas turmas a fim de conhecer como ela costuma abordar o conteúdo e quais dificuldades que enfrenta. De posse dessas informações foi montada então a SD. Questionários de pré e pós-testes foram aplicados nas duas turmas. Com a análise dos dados concluiu-se que, de acordo ao teste de Mcnemar, apesar de ter havido resultados relevantes, no que tange a apreensão do conteúdo, pouca diferença houve entre as duas abordagens. Entretanto, podemos notar que a utilização da SD propiciou o desenvolvimento de diversas outras habilidades dos alunos, tais como: senso crí­tico, raciocí­nio lógico e trabalho em grupo, provando que a utilização de SD no ensino da Teoria da evolução dos seres vivos é sim válida e pode ser mais uma alternativa.

Palavras-chave: Ensino de Evolução; Ensino médio; Sequência didática.

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Biografía del autor/a

Obertal da Silva Almeida, Doutorando em Educação em Ciências Experimentais, Universidad Nacional del Litoral (UNL), Argentina. Professor Assistente do Departamento de Ciências Exatas a Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga-BA

Departamento de Ciências Exatas a Naturais - DCEN

Área de Ensino em Ciências

Carlos Bernard Moreno Cerqueira Silva, Doutor em Genética e Biologia Molecular Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Itapetinga-BA.

Departamento de Ciências Exatas a Naturais - DCEN

Área de Biologia Geral e Aplicada

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Publicado

2021-06-15