Princípios da iniciação científica em sequencia didática de Ecologia: um estudo de caso com estudantes de graduação em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2023.25.02.7937Abstract
Ciência é uma atividade que tem como proposta buscar de forma consistente e pragmática a elaboração de teses fundamentadas e explicativas sobre diversos mecanismos da natureza/sociedade. Para que a ciência seja aplicada e depois compreendida, é necessário lançar mão de diversas ferramentas que auxiliam nesse processo. Uma dessas ferramentas é a criação de metodologias ativas que podem ser mediadores e facilitadores no processo ensino-aprendizagem. Dito isso, o presente estudo teve como objetivo e proposta avaliar o grau de compreensão e entendimento de um grupo de alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas dentro da temática conceitual em Ecologia. Para tal, foram selecionados 14 alunos, inicialmente inseridos em aulas com abordagens expositivas e dialogadas sobre o tema “Interações Ecológicas”. Após a finalização das aulas, aplicou-se um questionário online elaborado com cinco questões de múltipla escolha que versavam sobre o tema trabalhado durante as aulas. Subsequentemente, foi proposto aos estudantes o desenvolvimento de um experimento replicando possíveis interações ecológicas, objetivando observar na prática os eventos de competição e predação. Após a realização do experimento e observação dos alunos, foi aplicado o mesmo questionário utilizado anteriormente ao início do experimento. Nossos resultados apontaram que houve aumento de acertos no questionário após a realização do experimento, sendo que em termos gerais os acertos do pré-teste foram de 61,4% e no pós-teste, 67,1%. Os resultados majoritários apontados neste estudo demonstraram que, a prática em laboratório, utilizando a modalidade de delineamento experimental e abordagem problematizadora, teve papel agregador e de consolidação do conhecimento prévio estabelecido nas aulas teóricas. Esses resultados também reforçam a hipótese de que aulas interativas como metodologias ativas, associadas à contextualização observacional, podem desempenhar papel fundamental no processo ensino aprendizagem
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todas as informações, opiniões, dados, referências, citações e posicionamentos
expressos nos textos científicos publicados são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios, as críticas e as possíveis conseqüências legais e jurídicas.Uma vez aceito para publicação, o autor concorda em ceder os direitos autorais da publicação do texto científico encaminhado à revista Luminária.