Construção e Disseminação de Hortas Orgânicas Sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2017.19.01.1567Abstract
Resumo: O cultivo de alimentos orgânicos é uma técnica bastante conhecida, mas este sistema de produção ainda é pouco utilizado. Este fato ocorre porque o método de cultivo orgânico exige mais cuidados, no que se refere à preparação do solo, eliminação ou controle de insetos e plantas indesejáveis. A construção e disseminação de hortas orgânicas sustentáveis na região de Paranavaí é uma ação muito importante, pois na horta didática modelo construída no campus da Unespar de Paranavaí, conseguiu-se dominar as quatro dimensões de uma horta orgânica sustentável: Produção de substrato por compostagem com índice de germinação superior aos outros substratos comerciais testados. Produção orgânica e seleção das melhores mudas de hortaliças. Produção orgânica de forma alternada de hortaliças, observando as diferentes estações do ano e evitando os períodos de reprodução de determinadas espécies de insetos nocivos, existentes em nossa região. Produção de sementes isenta de tratamento químico. Este trabalho proporcionou a visita de pequenos produtores rurais, escolas e a comunidade para disseminar a metodologia do sistema orgânico de produção de hortaliças. As análises realizadas em laboratório foram o elo entre a pesquisa e a extensão, para responder de forma científica questões sobre tipos de compostagem, germinação de sementes e desenvolvimento das plântulas. Estes dados podem ser visualizados de forma simples, didática e ao mesmo tempo científica, com o poder de convencer os visitantes de que é possível ter um cultivo orgânico sustentável e lucrativo em suas propriedades. No momento das visitas foram esclarecidas dúvidas sobre segurança alimentar, com o objetivo de diferenciar os modos de produção orgânica e convencional. Este trabalho contribuiu com a qualidade nutricional de todos os envolvidos e foi um elo entre a comunidade e a universidade.
Palavras-chave: segurança alimentar, sustentabilidade, hortaliças.
Downloads
References
ARAÚJO, A. S. O planejamento urbano e ambiental na construção de cidades sustentáveis: as hortas urbanas comunitárias em Porto, Portugal, e Belo Horizonte, Brasil. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, v. 8, n. 2 [13], p. 190-209, 2016.
BRUNES, A. P., DIAS, L. W., MARTINS, A. B. N., TAVARES, L. C., AGOSTINETTO, D., & VILLELA, F. A. . Efeito alelopático de extratos de folhas de arroz sobre diferentes espécies de invasoras. Interciencia, v. 41, n. 12, p. 826, 2016.
DUCCA, F., & DA COSTA ZONETTI, P. Efeito alelopático do extrato aquoso de aveia preta (Avena strigosa Schreb.) na germinação e desenvolvimento de soja (Glycine max L. Merril). Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, 1(1),p. 101-110. 2007.
DA SILVA, S. D. P., CARVALHO NETO, M. F., BARROSO, K. A., FREITAS, H. R., & GONÇALVES-GERVíSIO, R. D. C. R. Dinâmica Socioprodutiva dos Agroecossistemas da Horta Urbana Comunitária do Grupo Hortovale, Petrolina-PE. Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, 2016.
DE MELO, J. F. O. Transformação das sementes em mercadorias: uma abordagem a partir da ecologia política. Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, 2016.
DIAMOND, J. Colapso. Rio de Janeiro: Record, 2006. 685p.
FERREIRA, A.G.; íQUILA, M.E.A. Alelopatia: uma área emergente da ecofisiologia. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, v.12, p. 175-204, 2000. Edição especial.
FERREIRA, A.G. & BORGHETTI, F. Germinação: do básico ao aplicado. Porto Alegre: Artmed, 2004. 323p.
KIEHL, E. J. Manual de Compostagem: maturação e qualidade do composto. Piracicaba: Esalg, s.n., 2004.
PANAZZOLO, M. R.; SOSO, L., SILVA-RIBEIRO, R. T., PANSERA, M. R., DIEL-RUPP, L. C., VENTURIN, L., & CAMATTI-SARTORI, Avaliação de diferentes processos de compostagem como alternativa aos fertilizantes químicos para a agricultura familiar e seu efeito na produção de Lycopersicum sculentum. Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, 2013.
SILVA F; AQUILA M.E.A. Contribuição ao estudo do potencial alelopático de espécies nativas. Revista írvore. 30: 547-555, 2006.
URZUA, L. M. B.; DE SOUZA, P. B.; SCHEIDT, G. N. Myracrodruon urundeuva Allemão (aroeira-do-sertão) recomendações silviculturais para técnicos e produtores rurais. Recursos Rurais, p. 5, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todas as informações, opiniões, dados, referências, citações e posicionamentos
expressos nos textos científicos publicados são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios, as críticas e as possíveis conseqüências legais e jurídicas.Uma vez aceito para publicação, o autor concorda em ceder os direitos autorais da publicação do texto científico encaminhado à revista Luminária.