Subversão:

Reflexões sobre assimetrias de gênero por meio da prodção artística em cerâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.173-188

Resumo

Este artigo dedica-se ao processo de criação das séries “Mulheres em Pedaços” e “SubVersão”, realizadas entre os anos de 2020 e 2021. As séries são compostas por esculturas desenvolvidas a partir da apropriação de louças de mesa industriais de segunda linha, que foram descartadas por estarem trincadas, lascadas ou quebradas. Também são utilizados outros materiais como fios de bordado e cerâmica por modelagem manual. Tendo a pesquisa como fio condutor para a produção artística, o trabalho envolve uma investigação teórica que tem como base a história das mulheres, transitando nos estudos feministas, nos estudos de gênero e na escrita de si. O relato foi produzido com base em anotações realizadas em diário de campo e registros fotográficos. O texto foi desenvolvido pela artista, sob a supervisão de seu orientador, com base no Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná, campus II - FAP. A motivação para o desenvolvimento destes trabalhos parte da experiência pessoal da autora enquanto mulher, artista, pesquisadora e docente. Por meio da pesquisa e da produção artística evidencia-se as assimetrias de gênero, demonstrando a importância de produzir registros de experiências de mulheres artistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Haidée Bail Afonso Rosenmann, UNESPAR

Licenciada em Artes Visuais pela UNESPAR Campus II - FAP. Curitiba, Paraná, Brasil. Desenhista industrial pela PUCPR. Mestre em Design pelo PPGDesign da UFPR e Doutoranda na linha de Mediações e Culturas do PPGTE da UTFPR.

Luiz Antonio Zahdi Salgado, UNESPAR

Professor Adjunto do Colegiado de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes - Campus Curitiba II da UNESPAR. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Comunicação e Linguagens (TUIUTI-PR). Artista e pesquisador, Líder do grupo de pesquisa NatFap – Núcleo de Arte e Tecnologia da Fap. Coordenador do evento de Arte Digital “Conexão#” do NatFap em suas 4 edições (2011, 2013, 2016, 2018). Curador da V Bienal de Arte Educação de Curitiba (2021). A pesquisa em andamento trata da análise crítica do projeto “Arte Digital: receber, mediar, compartilhar”, que foi realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba para a V Bienal de Arte Educação de Curitiba. A pesquisa artística, neste momento, concentra-se nas inter-relações humano-máquinas, focada na recepção interativa e performática.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos em Poéticas