Refletir sobre a Educação por meio da Experiência pelo Lúdico e a Criação de Brinquedos/Objetos com (re)Uso

Autores

  • Luiz Fernando Pereira Lopes Centro Universitário Moura Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.118-130

Palavras-chave:

Ensino de Artes, Constituição do sujeito, Prática Pedagógica, Brinquedos, Material de (Re)uso.

Resumo

RESUMO: O presente artigo integra a dissertação "O Professor e a construção de brinquedos em sala de aula: experiências no brincar e criar com materiais de (re)uso e sua contribuição na constituição do sujeito" [1] e apresenta parte da produção pautada em pesquisa na qual investigamos o professor partindo de suas vivências pessoais, bem como suas práticas em sala de aula, para refletirmos sobre a importância do brincar e do criar para além do entreter por meio do objeto/artefato/brinquedo construí­do com materiais de (re)uso, partindo de sua infância até o mundo adulto. Embora constarmos o quanto as brincadeiras, enraizadas na infância, podem alimentar e inspirar o criar enquanto adultos, esta investigação buscou emergir no sentido amplo da experiência e o (re)uso. Adotamos o caráter histórico-estrutural e dialético, não somente enquanto significados, mas em todo o devir nos diversos meios culturais. Almejamos, dessa forma, através da (re)invenção constante do ser humano presente no ato de brincar, justificar a importância do material de (re)uso utilizado como mediação entre o professor e a criança, bem como na construção das relações interpessoais, por meio das quais podemos observar o quão relevante podem ser como práticas educacionais.


[1] Dissertação para obtenção do titulo de mestrado em Educação, Linha de pesquisa: "˜A Constituição do Sujeito no Contexto Escolar' com orientação da Profª Drª Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Pereira Lopes, Centro Universitário Moura Lacerda

Mestre pelo programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) e Arquiteto ambos pelo Centro Universitário Moura Lacerda aonde exerce cargo responsável pelo atelier de maquetes. Também leciona na Estácio Uniceb ambas em Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2015-06-24

Edição

Seção

Artigos