NOTAS SOBRE PORTINARI E A CONFIGURAÇÃO DO MEIO DAS ARTES NO BRASIL

Autores

  • Carlos Pires Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.2.32-43

Palavras-chave:

Arte Moderna, Modernismo, Pintura Brasileira, Candido Portinari

Resumo

O presente artigo pretende apresentar aspectos do processo formativo de Candido Portinari, "o pintor que domina este segundo momento da arte brasileira do entre-guerras" , segundo uma importante historiadora da arte brasileirae, e alguns dilemas da sua pintura. Esses dilemas carregam uma relação interessante ao mesmo tempo com as demandas polí­ticas e culturais daquele momento e com a maneira particular como o paí­s metabolizou a arte moderna.

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Biografia do Autor

Carlos Pires, Universidade de São Paulo

Carlos Pires é pesquisador de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (Departamento de Literatura Comparada) e professor no Instituto Superior de Ensino Vera Cruz. Atua principalmente nos seguintes temas: Modernismo, Arte Moderna, Arte e Literatura, Arte e Sociedade e música popular. Seu primeiro livro é sobre música popular e processo social no final dos anos 1960 no Brasil, "Frio tropical: tropicalismo e canção popular", e seu segundo, em Poesia Moderna e a formação do campo artí­stico moderno no Brasil, "Apuros Modernos: O Jovem João Cabral de Melo Neto".

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Publicado

2016-12-25

Edição

Seção

Artigos