Re-presentação em aplicativos de relacionamento

Retratos de perfis masculinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.231-241

Resumo

O presente trabalho parte de um fundamento teórico abrangente para uma cartografia artística que tem em vista representar perfis masculinos em aplicativos de relacionamento. Essa cartografia, representa uma radical transformação de linguagem, que é objeto de estudo neste projeto. Esses perfis, por meio de uma operação ambígua, representam os selfies contemporâneos, muitas vezes através de personas/simulacros, os quais modificam a compreensão da autorrepresentação com vista ao relacionamento, configurando assim uma nova paisagem sentimental contemporânea. 

É o resultado da minha dissertação de Mestrado em Pintura na FBAUL, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeanine Toledo, FBAUL

Mestra em Pintura pela Faculdade de Belas Artes Lisboa - FBAUL, 2023, com a dissertação Re-presentação em aplicativos de relacionamento- retratos de perfis masculinos. Pós-graduada em Indústrias e Culturas Criativas: gestão e estratégias (FLUL, FBAUL, ESCS - Universidade de Lisboa, 2018). Graduada em Comunicação Visual CAC- UFPE, 1993- É Artista Visual, Produtora e Gestora Cultural. Realizou inúmeras exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Possui obras nos seguintes museus: MAM do Rio de Janeiro, MAMAM de Recife e Pinacoteca do Estado de Alagoas. 

Teresa Lousa, CHAM-FCSH: Universidade NOVA de Lisboa. FBAUL: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Teresa Lousa é doutorada em Ciências da Arte e do Património (2013, FBAUL). É investigadora integrada do CHAM- FCSH- Universidade NOVA de Lisboa. É Professora Auxiliar na FBAUL desde 2009, onde leciona ao primeiro, segundo e terceiro ciclo de estudos, orientando teses nas áreas das Ciências da Arte, Pintura e Educação Artística. As suas áreas de especialidade são o Pensamento Artístico, a Teoria da Arte, o Património, as Representações Artísticas e os seus Imaginários, Melancolia, Arte e Género e Ecofemenismo. 

Downloads

Publicado

2023-06-23

Edição

Seção

Ensaios Visuais