Traços da Teatralidade Barroca no poema Lady Lazarus, de Sylvia Plath, na música e noclipe Born to Die, de Lana del Rey

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.129-143

Resumo

No contexto da Literatura Comparada pretende-se analisar os traços da teatralidade barroca na poesia e na música. Tem-se como corpus o poema Lady Lazarus, de Sylvia Plath – que integra Poemas (2007) –, a canção e o videoclipe Born to die (2012), da cantora-compositora Lana Del Rey. Neste artigo, no contexto da arte barroca, parte-se do pressuposto de que os aspectos estéticos atribuíam elementos teatrais dentro de pinturas, nas quais a dramaticidade barroca transformava morte em espetáculo. Em termos teóricos, utiliza-se, especialmente, o livro Origem do drama barroco alemão (1984), de Walter Benjamin – e respectivo texto de apresentação inerente à tradução desse livro, realizada por Sergio Paulo Rouanet. Tanto a poetisa Sylvia Plath, quanto a compositora Lana Del Rey, retratam o renascimento ou a certeza de um certo tipo de existência após a morte, em suas composições artísticas. Ou seja, a criação poética de ambas, rica em metáforas e alegorias, representa cenas que trazem dramaticidade para a obra, construindo, assim, a teatralidade da morte com a intenção de representar a história-destino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taylla Maria Machado Sirino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestranda em Letras, área de concentração: Linguagem e Sociedade, pela UNIOESTE. Especialista em Cinema, com ênfase em Produção pela UNESPAR/FAP. Graduada em Letras pela UFPR. Integra o Grupo de pesquisa: Linguagem Literária e interfaces sociais: estudos comparados – UNIOESTE.

Acir Dias da SILVA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela UNICAMP. Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE é Diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA e Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sens em Letras – área de concentração Linguagem e Sociedade, na Linha de pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces Sociais: estudos comparados. Lattes: 6902191554348937.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos