Tessituras e aprendizagem coletiva: experiência e emancipação teatral no cotidiano escolar

Autores

  • Thaís thaianara oliveira da costa Universidade Federal de Santa Maria UFSM

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.77-91

Palavras-chave:

Ensino de arte, Aprendizagem, Emancipação.

Resumo

O presente artigo faz uma discussão com Racière (2012) e Deleuze (2010; 2018) e versa sobre a emancipação intelectual e artí­stica com a visão filosófica da aprendizagem e o encontro com os signos responsáveis pelo aprender. A partir de uma experiência prática/teatral, algumas problematizações emergiram do processo de escrita do artigo e nos mobilizaram a pensar: como a emancipação artí­stica e intelectual contribui na formação do aluno nos primeiros anos do ensino fundamental? Como aparato metodológico, utilizamos dos métodos de pesquisa intervenção e pesquisa experiência. Dessa maneira, analisamos como a criação teatral foi se construindo pelos saberes infantis, ideias e percepções coletivas de cada grupo ao longo da oficina teatral. As tentativas de controle iniciadas pela professora mostraram como as crianças são subjetivadas e como a aprendizagem, ainda hoje, é vista como modelo ultrapassado a ser seguido e a prática teatral é subjetivada no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís thaianara oliveira da costa, Universidade Federal de Santa Maria UFSM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Artes, pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é professora de Arte na rede de educação básica do estado de Rondônia. Porto Velho – RO. Brasil. http://lattes.cnpq.br/7142616917008882

Referências

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: A lógica da sensação - Paris: auxéditions de ladifférence, 1981.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter PalPelbrant. Coleção TRANS. Ed 34. 1992.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro/São Paulo:1º Ed. Paz e Terra, 2018.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2º. Ed, 2010.

LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres. Rio de Janeiro. Rocco, 1998.

LEITE, César Donizetti Pereira. OLIVEIRA, Luana Priscila de. Pesquisa-experiência: relatos, corpos e acontecimentos. Revista Digital do LAV – Santa Maria – vol. 12, n.3, p. 134 – 152 – set./dez. 2019 ISSN 1983 -7348. Disponí­vel em:http://dx.doi.org/10.5902/1983734837899

LEITE, César Donizetti Pereira. Labirinto: infância, linguagem e infância. Universidade Estadual de Campinas.2002.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução Ivone C. Benedetti. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

Downloads

Publicado

2022-06-28 — Atualizado em 2022-07-11

Edição

Seção

Artigos