Em busca de Curitiba perdida: da literatura ao cinema, uma transposição cinematográfica

Autores

  • Salete Paulina Machado Sirino Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II
  • Estevan Alexandre da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.093-104

Palavras-chave:

Cinema, Conto, Dalton Trevisan, semiótica.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa acadêmica sobre a transposição do conto "Em busca de Curitiba perdida" , do escritor Dalton Trevisan, para a linguagem cinematográfica, do documentário fí­lmico. As relações intersemióticas entre o texto verbal e o texto cinematográfico são abordadas neste artigo, com o objetivo de revisitar tanto a tradução entre as linguagens verbal e cinematográfica, quanto sua incomensurabilidade cognitiva.

 

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Biografia do Autor

Salete Paulina Machado Sirino, Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Especialista em Cinema e Ví­deo pela FAP. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes – PPGARTES – Unespar/FAP. Lí­der do Grupo de Pesquisa Cinema e Educação Unespar/CNPq, no qual coordena a Linha de Pesquisa: Cinema brasileiro: da criação í  difusão.

Estevan Alexandre da Silveira

Produtor e diretor cinematográfico, nascido em Curitiba – PR. Produziu e dirigiu mais de 30 filmes. Discente do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós – Graduação em Artes, turma - 2020, Campus Curitiba II, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), com Pós-graduação em Produção e direção de documentários pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

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Publicado

2021-10-02

Edição

Seção

Artigos