Em busca de Curitiba perdida: da literatura ao cinema, uma transposição cinematográfica

Autores

  • Salete Paulina Machado Sirino Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II
  • Estevan Alexandre da Silveira

Palavras-chave:

Cinema, Conto, Dalton Trevisan, semiótica.

Resumo

Resumo: Este artigo é o resultado de uma pesquisa acadêmica sobre a transposição do conto "Em busca de Curitiba perdida" , do escritor Dalton Trevisan, para a linguagem cinematográfica, do documentário fí­lmico. As relações intersemióticas entre o texto verbal e o texto cinematográfico são abordadas neste artigo, com o objetivo de revisitar tanto a tradução entre as linguagens verbal e cinematográfica, quanto sua incomensurabilidade cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salete Paulina Machado Sirino, Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Especialista em Cinema e Ví­deo pela FAP. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes – PPGARTES – Unespar/FAP. Lí­der do Grupo de Pesquisa Cinema e Educação Unespar/CNPq, no qual coordena a Linha de Pesquisa: Cinema brasileiro: da criação í  difusão.

Estevan Alexandre da Silveira

Produtor e diretor cinematográfico, nascido em Curitiba – PR. Produziu e dirigiu mais de 30 filmes. Discente do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós – Graduação em Artes, turma - 2020, Campus Curitiba II, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), com Pós-graduação em Produção e direção de documentários pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

Referências

BAZIN, André. O Cinema: Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

CALVINO, ítalo. As cidades invisí­veis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CLARET, Martin. CHAPLIN: por ele mesmo. São Paulo – SP: livro Clipping; Editora Martin Claret Ltda, 2004.

CARLOS, Ana Maria e PINATI, Flávia. Das páginas í s telas do cinema: a transposição do ponto de vista. Revista de Literatura, História e Memória; ISSN: 1983-1498 "” ISSN: 1809-5313. Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( Unioeste ). Cascavel / PR, 2010

ECO, Umberto. Viagem na Irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1984.

DELEUZE, Gillles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1991.

_____ . Cinema I: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983.

EISENSTEIN, Sergei. O Sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

FERREIRA, Douglas de Magalhães. Guerra conjugal: o cinema antropofágico de Joaquim Pedro de Andrade. 2015. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.

GUIA HISTÓRICO DE CURITIBA. Curitiba, 1953. p. 3.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

NICOLATTO, R. Em busca de Curitiba perdida: resistência...Revista Letras, n. 64, p. 125-141. Editora UFPR, Curitiba / PR, 2004.

PEREIRA, Olga Arantes. Cinema e Literatura: dois sistemas semióticos distintos. Kalí­ope, Revista do Programade Estudos Pós – Graduados em Literatura e Crí­tica Literária da PUC / SP. ISSN: 1808-6977. V.12, n.24, 2016.

TREVISAN, Dalton. Minha cidade. Joaquim , Curitiba, n. 6, p. 18, nov. 1946. Edição fac-similar.

_____. Em busca de Curitiba perdida. Rio de Janeiro: Record, 1992.

ZANIN, Luiz. Blog Cinema, cultura & Afins. Estado de S. Paulo. Site https://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/. Acessado em 01 de agosto de 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-02

Edição

Seção

Artigos