A Crítica de Arte de Guillaume Apollinaire nas páginas da Revista Soirées de Paris
Palavras-chave:
Artes Visuais, Arte Moderna, PinturaResumo
Neste artigo trato da crítica artística de Guillaume Apollinaire nas páginas da revista, por ele dirigida, Soirées de Paris. Para tanto, exponho o quadro geral em que se organiza a publicação apresentando seus principais colaboradores. Demonstro como a revista se organizou em sua primeira fase, dirigida por André Billy, para posteriormente evidenciar a mudança operada a partir da direção de Apollinaire. Apresento as discussões artísticas propostas pelo autor bem como a sua preocupação em divulgar a arte de seus companheiros pintores.
Downloads
Referências
ADÉMA, Pierre-Marcel. Apollinaire le Mal-Aimé. Paris: Libraire Plon, 1952.
APOLLINAIRE, Guillaume. Du Sujet dans la Peinture Moderne. Les Soirées de Paris, nº 1, p. 1-4, février 1912.
APOLLINAIRE, Guillaume. Guillaume Apollinaire. Correspondance avec les artistes - 1903-1918. Paris: Éditions Gallimard, 2009.
APOLLINAIRE, Guillaume. La Peinture Nouvelle, Notes d'Art. Les Soirées de Paris, nº 3, p. 89-92, avril 1912a.
APOLLINAIRE, Guillaume. Å’uvres en prose complètes, T. II. Paris: Gallimard, 1991
APOLLINAIRE, Guillaume. Réalité. Peinture Pure. Les soirées de Paris, nº 11, p. 348-349, decémbre 1912b.
APOLLINAIRE, Guillaume. Salon d'Automne. Les Soirées de Paris, nº 19, p. 46-49, décembre 1913.
APOLLINAIRE, Guillaume. Tendre comme le Souvenir. Paris: Gallimard, 1952.
BILLY, André. Avec Apollinaire. Souvenirs Inédits. Paris-Genève: La Palatine, 1966.
BILLY, André. L´Époque Contemporaine, 1905-1930. Paris: Tallandier, 1956.
BLUMENKRANZ-ONIMUS, Noëmi. "Les Soirées de Paris ou le mythe du moderne". In: BRION-GUERRY, Lilianne (org.). Année 1913: les formes esthétiques de l'Å“uvre d'art í la veille de la première guerre mondiale. Paris: Klincksieck, 1971. Vol. 1. pp. 1097-1104.
DELAUNAY, Robert. Du Cubisme í l'Art Abstrait. Paris: S.E.V.P.E.N. Bibliotèque Générale de l"école Pratique des Hautes-Études, 1957.
GOLDING, John. Le Cubisme. Paris: Éditions René Juillard; Le Livre de Poche, 1965
PARIGORIS, Alexandra. Les Constructions Cubistes dans Les Soirées de Paris. Apollinaire, Picasso et les clichês Kahnweiler. La Revue de l'Art, nº 82, p. 61-74, 1988.
PARINAUD, André. Apollinaire 1880-1918. Biographie. Éditions Jean-Claude Lattès, 1994.
RAYNAL, Raynal. Montmartre au Temps du Bateau-Lavoir. Médecine de France, nº 35, p. 17-30, 1952.
VENTURI, L. Histoire de la Critique d'Art. Paris: Flammarion, 1969.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).