Imagens e Atravessamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.308-314

Palavras-chave:

Imagem, Mí­dia, Cultura visual, Percepção, Sensibilidade

Resumo

Por meio de colagens digitais, este ensaio visual propõe uma reflexão sobre o exercí­cio da percepção sensí­vel diante das imagens midiáticas que compõem nosso campo visual na contemporaneidade, as quais nos atravessam e podem oportunizar a produção de novos sentidos. Ao pensarmos a imagem como pensamento e o pensamento como criação, talvez seja possí­vel criarmos a partir do caos visual que nos envolve. Escavar os textos presentes nestas imagens e buscar ultrapassar a representação única que tentam firmar. São imagens que, por meio da percepção sensí­vel, também podem propiciar caminhos de compreensão sobre nós mesmos, o outro e o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Francez, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí­ (UNIVALI), Licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UNIVALI. É professora de Arte na educação básica da rede pública de ensino.

Referências

CAMPOS, Daniela Queiroz. Um saber montado: Georges Didi-Huberman a montar imagem e tempo. Aniki, v. 4, n. 2, p. 269-288, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casa Nova. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2015.

WUNDER, Alik. Das imagens que movem o pensar. In: SCARELI, Giovana; FERNANDES, Priscila Correia. (Org.) O que te move a pesquisar? Ensaios e experimentações com cinema, educação e cartografias. Porto Alegre: Sulina, 2016.

Downloads

Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Ensaios Visuais