A Fotorafia da "New Topographics"
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.081-102Palavras-chave:
Fotografia paisagística, Estética da fotografia, Artes plásticas contemporâneas, Questão ambiental.Resumo
Em 1975 uma exposição de jovens fotógrafos desatou uma revolução no gênero da foto paisagística nos Estados Unidos cujo público passava, então, a se interessar pelo kitsch industrial e pela urbanização orientada ao automóvel – a qual organizava desde os subúrbios residenciais até os cassinos de Las Vegas. Para captar esse panorama de banalidade e interminável mesmice aqueles jovens desenvolveram enquadramentos e profundidade de campo de máxima objetividade. Ao longo das décadas seguintes aquela sensibilidade ultrapassou as fronteiras norte-americanas para passar da captação do mau gosto moderno a imagens objetivas do panorama global de natureza alterada pela atividade humana.
Downloads
Referências
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1999.
CHENG, Wendy. "˜New Topographics"™: Locating Epistemological Concerns in the American Landscape. American Quarterly, Baltimore, Maryland, USA, v. 63, n. 1, 151-162, 2011.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
GIEDION, Sigfried. Espaço, tempo e arquitetura: o desenvolvimento de uma nova tradição. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
HABERMAS, J. Arquitetura moderna e pós-moderna. In: ARANTES, O. B. F. (org.) Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas. São Paulo: Brasiliense, 1992.
HIGBEE, Lauren Gammill. New Topographics and Generic Transformation in Landscape Photography of the 1970s. Miammi, 2013, 56p. Dissertação em artes visuais. College of Visual Arts, Theatre, and Dance, the Florida State University. Miami, Electronic Theses, Florida State University Libraries,Treatises and Dissertations, 2013.
HÜBSCH, Heinrich. In what style should we build?. In: HERRMANN, W. (org.) In What style should we build. Santa Monica: The Getty Center for the History of Art and the Humanities, 1992.
SALVESEN, Britt. New Topographics. Gottingen-Alemanha: Steidl Verlag, 2010.
VENTURI, Robert; IZENOUR, Steven; SCOTT BROWN, Denise. Aprendiendo de Las Vegas. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).