A Fotorafia da "New Topographics"

Autores

  • Marcos Faccioli Gabriel Universidade Estadual Paulista UNESP - Faculdade de Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.081-102

Palavras-chave:

Fotografia paisagí­stica, Estética da fotografia, Artes plásticas contemporâneas, Questão ambiental.

Resumo

Em 1975 uma exposição de jovens fotógrafos desatou uma revolução no gênero da foto paisagí­stica nos Estados Unidos cujo público passava, então, a se interessar pelo kitsch industrial e pela urbanização orientada ao automóvel – a qual organizava desde os subúrbios residenciais até os cassinos de Las Vegas. Para captar esse panorama de banalidade e interminável mesmice aqueles jovens desenvolveram enquadramentos e profundidade de campo de máxima objetividade. Ao longo das décadas seguintes aquela sensibilidade ultrapassou as fronteiras norte-americanas para passar da captação do mau gosto moderno a imagens objetivas do panorama global de natureza alterada pela atividade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Faccioli Gabriel, Universidade Estadual Paulista UNESP - Faculdade de Ciência e Tecnologia

Professor de história da arquitetura e de estética em meu departamento. Minha dissertação de mestrado (EESC-USP) estudava a obra do arquiteto Vilanova Artigas como obra de arte. Tese de doutorado (FAUUSP) intitulada Mário Pedrosa e a arquitetura brasileira: autonomia e sí­ntese das artes. Atualmente desenvolvo pós-doutorado (FAU USP) com o tema Em busca do estilo da modernidade.

Referências

ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1999.

CHENG, Wendy. "˜New Topographics"™: Locating Epistemological Concerns in the American Landscape. American Quarterly, Baltimore, Maryland, USA, v. 63, n. 1, 151-162, 2011.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

GIEDION, Sigfried. Espaço, tempo e arquitetura: o desenvolvimento de uma nova tradição. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HABERMAS, J. Arquitetura moderna e pós-moderna. In: ARANTES, O. B. F. (org.) Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas. São Paulo: Brasiliense, 1992.

HIGBEE, Lauren Gammill. New Topographics and Generic Transformation in Landscape Photography of the 1970s. Miammi, 2013, 56p. Dissertação em artes visuais. College of Visual Arts, Theatre, and Dance, the Florida State University. Miami, Electronic Theses, Florida State University Libraries,Treatises and Dissertations, 2013.

HÜBSCH, Heinrich. In what style should we build?. In: HERRMANN, W. (org.) In What style should we build. Santa Monica: The Getty Center for the History of Art and the Humanities, 1992.

SALVESEN, Britt. New Topographics. Gottingen-Alemanha: Steidl Verlag, 2010.

VENTURI, Robert; IZENOUR, Steven; SCOTT BROWN, Denise. Aprendiendo de Las Vegas. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.

Downloads

Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Artigos