Performance autobiográfica e o sensorial no documentário contemporâneo: uma passagem para Mário (2014)

Autores

  • Armando Castro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Ana Ângela Farias Gomes Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Beatriz Colucci Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.001-008

Palavras-chave:

Documentário, Arte Contemporânea, Performance autobiográfica.

Resumo

A partir da trí­ade performance autobiográfica, sensorialidade e linhas de fuga, uma reflexão sobre o filme Uma passagem para Mário (Eric Laurence, 2014). O artigo busca ampliar o debate sobre fronteira, esgarçamento e amplitude de uma linguagem cinematográfica comprometida com a arte contemporânea, a autobiografia, o devir, o afeto e a experiência/engajamento sensorial do outro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALTAR, Mariana. Realidade lacrimosa: diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática. 2007. UFF, Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminenese, Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

BERNARDET, Jean-Claude. Documentários de busca: 33 e Passaporte Húngaro. In: LABAKI, Amir; MOURíO, Dora. (Orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination Balzac, Henry James, melodrama and the Mode of Excess. Yale: Yale University Press, 1995.

CAGE, John. Silence. Midletown: Wesleyan University Press, 1961.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DUBOIS, Philippe. A imagem-memória ou a mise-en-film da fotografia no cinema autobiográfico moderno. In: Revista Laika, Laboratório de Investigação e Crí­tica Audiovisual da USP, São Paulo, junho de 2012.

LAURENCE, Eric. Entrevista com o diretor. Uma passagem para Mário. Recife. In: http://www.umapassagemparamario.com.br/#diretor/. Acesso em: 22 set 2019.

LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

LINS, Consuelo. Dear Doc: o documentário entre a carta e o ensaio fí­lmico. In: Devires, Revista de Cinema e Humanidades. Belo Horizonte, UFMG, 2006.

MIGLIORIN, Cesar. O dispositivo como estratégia narrativa. Revista acadêmica de cinema. Disponí­vel em: http://www.estacio.br/graduacao/cinema/digitagrama/numero3/cmigliorin.asp Acesso em: março 2019.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2005.

GUERREIRO RAMOS, Alberto (1981). A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: FGV, 1981.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 1991.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinemas "não narrativos": experimental e documentário – passagens. São Paulo: Alameda, 2012.

UMA PASSAGEM para Mário. Produção e Direção: Eric Laurence. Roteiro: Eric Laurence; Mário Duques. Pernambuco, 2014. Disponí­vel em: https://youtu.be/O3AfrmzsxE4. Acesso em 22 set. 2017.

Downloads

Publicado

2021-05-17

Edição

Seção

Artigos