Performance autobiográfica e o sensorial no documentário contemporâneo: uma passagem para Mário (2014)
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.001-008Palavras-chave:
Documentário, Arte Contemporânea, Performance autobiográfica.Resumo
A partir da tríade performance autobiográfica, sensorialidade e linhas de fuga, uma reflexão sobre o filme Uma passagem para Mário (Eric Laurence, 2014). O artigo busca ampliar o debate sobre fronteira, esgarçamento e amplitude de uma linguagem cinematográfica comprometida com a arte contemporânea, a autobiografia, o devir, o afeto e a experiência/engajamento sensorial do outro.
Downloads
Referências
BALTAR, Mariana. Realidade lacrimosa: diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática. 2007. UFF, Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminenese, Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
BERNARDET, Jean-Claude. Documentários de busca: 33 e Passaporte Húngaro. In: LABAKI, Amir; MOURíO, Dora. (Orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination Balzac, Henry James, melodrama and the Mode of Excess. Yale: Yale University Press, 1995.
CAGE, John. Silence. Midletown: Wesleyan University Press, 1961.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.
DUBOIS, Philippe. A imagem-memória ou a mise-en-film da fotografia no cinema autobiográfico moderno. In: Revista Laika, Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual da USP, São Paulo, junho de 2012.
LAURENCE, Eric. Entrevista com o diretor. Uma passagem para Mário. Recife. In: http://www.umapassagemparamario.com.br/#diretor/. Acesso em: 22 set 2019.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
LINS, Consuelo. Dear Doc: o documentário entre a carta e o ensaio fílmico. In: Devires, Revista de Cinema e Humanidades. Belo Horizonte, UFMG, 2006.
MIGLIORIN, Cesar. O dispositivo como estratégia narrativa. Revista acadêmica de cinema. Disponível em: http://www.estacio.br/graduacao/cinema/digitagrama/numero3/cmigliorin.asp Acesso em: março 2019.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2005.
GUERREIRO RAMOS, Alberto (1981). A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: FGV, 1981.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 1991.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinemas "não narrativos": experimental e documentário – passagens. São Paulo: Alameda, 2012.
UMA PASSAGEM para Mário. Produção e Direção: Eric Laurence. Roteiro: Eric Laurence; Mário Duques. Pernambuco, 2014. Disponível em: https://youtu.be/O3AfrmzsxE4. Acesso em 22 set. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).