Rompendo o silêncio: animação Passages de Marie-Josée Saint-Pierre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.086-099

Palavras-chave:

animação, maternalismo, autobiografia

Resumo

Neste artigo nos debruçaremos sobre o documentário-animação autobiográfico Passages (2008) da cineasta canadense Marie-Josée Saint-Pierre (1978 –), que denuncia a violência obstétrica que a artista sofreu no Hospital Saint Luc, Montreal, Canadá. Para tanto, articularemos questões disparadas por esta obra, como silenciamento feminino e autobiografia, considerando perspectivas teóricas feministas. Abordaremos ainda a discussão em torno da medicalização do parto e o movimento de humanização do parto no Brasil. Por fim, examinaremos aspectos técnicos e poéticos da narrativa de Passages e sua contribuição para debates feministas sobre maternalismos contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Barbosa Macêdo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Silvana Macêdo – artista visual que pesquisa o diálogo entre arte, ciência, natureza e tecnologia. Mais recentemente desenvolve pesquisas na área de maternalismos, gênero e feminismos. Professora do Departamento de Artes Visuais e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), atua nas áreas de pintura, ví­deo, instalação e fotografia. Doutorado em Artes Visuais, UNN - Northumbria University, Newcastle Upon Tyne, UK (2003). Aprofundou suas pesquisas sobre tecnologia de telepresença em seu trabalho de pós-doutorado na Universidade de Caxias do Sul, em 2005.

Pamella Emília Queiroz Araújo

Mestra em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (2019). Bacharel em Artes Visuais pela mesma universidade (2011). Trabalhou como Assistente de Produção na Diretoria de Polí­ticas Culturais da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artí­stico de Pernambuco) em Recife/PE (2012-2013). Também como produtora, participou de três edições do Festival Internacional Brasil Stop Motion (Recife/PE). Ilustrou os livros Maria e o Vento Terral e Papagaio do Papai. Trabalhou no Belli Studio (Blumenau e Florianópolis/SC)(2014-2015) como ilustradora e animadora nos projetos: Terra Prometida, Meu Amigãozão, Belatrix e Bill O Touro. No estúdio Animaking (Florianópolis/SC)(2016-2019) trabalhou como animadora nas séries AnimaCriança Lendas Brasileiras, Chapeuzinho de Todas as Cores e PopCorn. Sua produção artí­stica tem se voltado para as áreas do cinema de animação, ilustração, quadrinhos, fotografia e videoarte.

Referências

Referências Bibliográficas

CRAMPE-CASNABET, Michèle. A mulher no pensamento filosófico do século XVIII. In: DUBY, G.; PERROT, M. História das mulheres no ocidente: do Renascimento a Idade Moderna, v. 3. Porto, Portugal: Afrontamento, 1999.

GRIMAL, Pierre. Mitologia grega. Tradução de Rejane Janowitzer. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.

KRIGER, Judith. Animated Realism: a behind-the-scenes look at the animated documentary genre. Waltham: Focal Press, 2012.

LEJEUNE, Philippe. O Pacto Autobiográfico: de Rousseau í Internet. Organização Jovita Maria Gerheim Noronha. Tradução Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2014.

MITCHELL, Ben. Lightbox: Marie-Josée Saint-Pierre (MJSTP Films/National Film Board of Canada) – Interview – 2014. Disponí­vel em: <https://youtu.be/Z5tVx9wzJnk>. acesso em 16 de outubro de 2019.

OMS. Declaração da Organização Mundial da Saúde. Prevenção e eliminação de abusos, desrespeito e maus-tratos durante o parto em instituições de saúde. As publicações da estão disponí­veis no site da OMS e documento em PDF pode ser baixado pelo site <http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/134588/WHO_RHR_14.23_por.pdf;jsessionid=1D94F0EBEC64835A103AA2833EBFB916?sequence=3> acesso em 16 de outubro de 2019.

PERROT, Michelle. Minha História das Mulheres. Tradução Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Ed. Contexto. 2017.

SAINT-PIERRE, Marie-Josée. Passages. Direção e Produção: Marie-Josée Saint-Pierre. Montréal: MJSTP Films, 2008 a. Filme completo disponí­vel em: <https://www.onf.ca/film/passages/> acesso em 16 de outubro de 2019.

SAINT-PIERRE, Marie-Josée. Shorts "¦ and to the Point: Marie-Josee Saint-Pierre (Passages), Other Voices. 2008 b. Entrevista disponí­vel em: <http://moviecitynews.com/2008/10/shorts-and-to-the-point-marie-josee-saint-pierre-passages/> , acesso em 16 de outubro de 2019.

SENA, Ligia Moreiras. "Ameaçada e sem voz, como num campo de concentração: A medicalização do parto como porta e palco para a violência obstétrica". Tese submetida ao Programa de Pós- Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Doutora em Saúde Coletiva. Orientador: Prof. Dr. Charles Dalcanale Tesser. 2016.

SOLNIT, Rebecca. A mãe de todas as perguntas: reflexões sobre os novos feminismos.Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Editora Schwarcz. 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Edição

Seção

Artigos