A Primeira Fase do Documentarismo Brasileiro e o Despertar da Criticidade Cinematográfica nos anos 1960-80

Autores

  • Rodrigo Oliveira Lessa IF BAIANO
  • Bruno Vilas Boas Bispo UFBA

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.215-232

Palavras-chave:

cinema brasileiro, cinema documentário, cultura.

Resumo

Como um dos perí­odos mais ricos do cinema brasileiro, o ciclo que começa no final dos anos 1950 com o surgimento do Cinema Novo e permanece até meados dos anos 1980 gerando obras de grande relevância é comumente lembrado por suas diferenças e distanciamentos em relação à filmografia brasileira que o precede. Através de uma análise sociológica dos distanciamentos mas também das aproximações vivenciadas pelas narrativas de um dos gêneros do cinema nacional neste contexto, o gênero documental, o presente estudo procura contribuir com a compreensão da história do nosso cinema e, em particular, dos elementos que converteram o perí­odo citado em um dos mais criativos do cinema nacional. Destaca-se, em meio ao trabalho de pesquisa, o modo como um elemento em particular se apresenta como ponto de partida para este redirecionamento da estética documental a partir dos anos 1960: a problematização da cultura como elemento de mediação do comportamento dos personagens e atores sociais no âmbito da realidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Oliveira Lessa, IF BAIANO

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, Campus Alagoinhas. Membro do Núcleo de Estudos Ambientais e Rurais - NUCLEAR, com sede na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da UFBA e do Núcleo de Estudos em Sociologia da Arte - NUCLEART, com sede no mesmo instituto. Autor do livro O Conflito Social no Campo no Cinema Documentário Brasileiro: luta de classes e representação fí­lmica (2016) e um dos organizadores de Cinema Documentário Brasileiro em Perspectiva (2013) e Ensaios de Sociologia da Arte (2018).

Bruno Vilas Boas Bispo, UFBA

Doutorando em Ciências Sociais pelo PPGCS-UFBA, com pesquisa em curso acerca das Representações Utópicas do Cinema Novo Latino Americano. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2013). Participa do grupo "Representações sociais: arte, ciência e ideologia desde 2009, sediado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFBA). Atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da arte, cinema, teatro e movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2018-12-15

Edição

Seção

Artigos