As Cidades Sensí­veis: Ação Poética por Meio da Memória da Experiência

Autores

  • Flávio Silvério da Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Ana Luiza Carvalho Universidade Federal de São João del-Rei
  • Karla Maria de Oliveira Pereira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Adilson Roberto Siqueira Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.91-103

Palavras-chave:

transdisciplinaridade, experiência, performance, urbano

Resumo

A proposta do presente artigo é trazer o relato proveniente da oportunidade de realização de um trabalho prático, performático, elaborado para a disciplina Troca de Saberes, do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidades da Universidade Federal de São João del Rei. A intenção de nossa atividade prática foi ressaltar, por meio da influência do texto "Notas sobre a experiência e o saber de experiência" , de Jorge Larrosa Bondí­a, as experimentações que deixamos de nos submeter ao lidarmos com o cotidiano de nossas vidas corridas dentro do meio urbano. O texto expõe as motivações que levaram à proposição do trabalho, juntamente com a sua forma de desenvolvimento, colocando, por fim, as assimilações das experiências obtidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Silvério da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestrando do Programa Interdepartamental de Pós Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela UFSJ. Pós-graduando do curso de Especialização em Mí­dias na Educação pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista com MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário Estácio de Sá - Unidade de Juiz de Fora (2016). Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008)

Ana Luiza Carvalho, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestranda do Programa Interdepartamental de Pós Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo com experiência profissional na área, com ênfase em concepção de projetos e obras arquitetônicas, desde os estudos preliminares ao detalhamento final. Possui interesse em pesquisas voltadas para ocupações artistí­cas em espaços abandonados, processos de projetos compartilhados e colaborativos, práticas sociais e artí­sticas no espaço urbano, reabilitação de espaços subutilizados e narrativas contemporâneas em artes, arquitetura, urbanidades e sustentabilidade.

Karla Maria de Oliveira Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestranda do Programa Interdepartamental de Pós Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade e integrante do projeto de extensão ECOLAB, ambos da UFSJ. Possui graduaçãoemTeatro (2015).Estuda o teatro como articulador de conhecimento rumo a uma cultura de sustentabilidade.

Adilson Roberto Siqueira, Universidade Federal de São João del-Rei

É artista-pesquisador, professor associado do curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidades e professor do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Possui graduação em Artes Cênicas (1992), mestrado em Artes Corporais (2000), doutorado em Educação Fí­sica/Pedagogia do Movimento (2005), todos obtidos junto í  Universidade Estadual de Campinas, Pós-doutorado (2006) junto í  Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena (Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien). Possui também pós-doutorado em performance junto í  UNIRIO (2016).

Downloads

Publicado

2018-06-10

Edição

Seção

Dossiê: SIAUS - ESPAÇOS