A Visualidade em Diálogo: Arte, Percepção e Tecnologia

Autores

  • Rebeca Torrezani Martins Hippertt Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luciana Martha Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.155-170

Palavras-chave:

Percepção. Visualidade, Sinestesia, Arte, Entrecruzamento sensorial.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contextualizar e analisar o campo da visualidade, adotando uma abordagem sobre o ato da visão que se configura além do olho, demandando outra instância para pensar o visí­vel. Para tanto, busca-se investigar a produção de artistas, obras visuais e audiovisuais que convocam um paradigma auditivo como aglutinador de conhecimentos, contextualizando e reconstruindo uma forma de abordagem para a percepção visual. Nesse contexto, a questão da sinestesia se torna um centro conceitual apto para explicar a relação entrecruzada dos sentidos da audição e visão. Desse modo, através das obras e a condição sensorial do artista Neil Harbisson, e ainda, de análises do contexto histórico e das técnicas de produção da visual music, será exposto a forma entrecruzada como o "ver" pode se manifestar e se implicar. Articulam-se fundamentalmente tais casos com Gibson (1986) e Ingold (2002).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Torrezani Martins Hippertt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Bolsista Capes) e graduada em Música-Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto. Email: rebecahippertt@gmail.com

Luciana Martha Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Michigan EUA, Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas e Bacharelado e Licenciatura em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2018-12-09

Edição

Seção

Artigos