A GEOMETRIA DA NATUREZA NA PINTURA, NA ESCULTURA E NA ARQUITETURA RENASCENTISTA.

Autores

  • Maurício Sérgio Bergamo
  • Fabrício Pedroso Bauab Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Presidente Prudente. Professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus de Francisco Beltrão – PR.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.046-061

Resumo

Discutida em grupos de trabalho, artigos e livros, o artigo investiga a ideia de natureza formalizada entre os séculos XIV e XVI, perí­odo histórico conhecido como o Renascimento Europeu. Utilizando importantes representações artí­sticas daquele perí­odo histórico, as pinturas e a escultura selecionadas para a análise interdisciplinar do conceito de natureza, serão utilizadas nesse artigo, para ressaltar o caráter métrico da cosmovisão ocidental instituí­da durante o Renascimento Europeu. A Anunciação (1472), de Leonardo da Vinci, O Casal Arnolfini (1434), de Jan Van Eyck e o David Nu (1440) de Donatello, importantes representações artí­sticas que marcaram o recorte histórico designado, sob o olhar interdisciplinar da Geografia, Filosofia e da História da Ciência, serão analisadas para ressaltar alguns dos principais aspectos epistemológicos vinculados a cosmovisão quantitativa ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Sérgio Bergamo

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional Integrada (2010). Pós-Graduado Lato Sensu em História da Ciência, pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim/RS, (2013). Pós-Graduado Lato Sensu em Epistemologia e Metafí­sica pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Erechim, (2015). Pós-Graduado Stricto Sensu, ní­vel mestrado em Geografia, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão/PR. Acadêmico do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, ní­vel Doutorado em Geografia, pela mesma instituição. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos