Sobre a Revista

Políticas

 Foco e Escopo

 A Revista Paranaense de Filosofia (ISSN: 2763-9657) tem como principal objetivo publicar trabalhos inéditos de pós-graduandos, mestre e doutores que promovam a disseminação de estudos e pesquisas nas inúmeras áreas da Filosofia. Os textos divulgados deverão ter o formato de artigos, resenhas, traduções ou entrevistas de profissionais relevantes no cenário filosófico. A publicação da revista é de responsabilidade do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

 

Processo de Avaliação Pelos Pares

 A avaliação dos artigos, resenhas e traduções submetidos à Revista Paranaense de Filosofia será feita por pares, na modalidade duplo-cego, por pelo menos dois pareceristas. 

 As contribuições submetidas à Revista passa, inicialmente, por uma avaliação preliminar dos Editores que analisam a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como relevância, contribuição e ineditismo do texto. As submissões que passaram pelo processo de verificação editorial são encaminhadas para pelo menos duas/dois avaliadoras/es ad hoc especializadas/os na temática, que servirão de subsídio aos editores. O sistema de revisão é por pares duplo cego (Double Blind Review): os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas.  

Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

Os pareceres poderão resultar em três tipos de avaliações: Aceitar; Aceitar com restrições; Recusar.

 A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas.

 

 Periodicidade e Fluxo de Submissões

 A Revista Paranaense de Filosofia é semestral, não cobra taxas para publicar e recebe submissões em fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionará maior democratização mundial do conhecimento, nesse sentido o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Os leitores têm acesso livre e imediato ao conteúdo. O periódico autoriza a distribuição, remixagem, adaptação e criação da obra, mesmo para fins comerciais, desde que o crédito seja atribuído ao autor. É facultado ao autor disponibilizar os textos em suas páginas pessoais ou outros repositórios de pesquisa, desde que fornecida a devida referência à revista. Sob hipótese alguma poderá ser cobrada taxa para submissão de textos.

 

Plataforma e Identificador Digital

 O sítio da Revista Paranaense de Filosofia deverá ser hospedado pelo portal de periódicos da Universidade Estadual do Paraná e seu gerenciamento deverá se dar através do software livre Open Journal Systems (OJS). Cabe ao corpo editorial pleitear sempre, nos limites ofertados pela Universidade, a hospedagem e gerenciamento do sítio da revista na versão mais atualizada do OJS e o fornecimento do identificador digital DOI (Digital object identifier).

 

Indexadores

 A indexação cumpre papel fundamental na disseminação e qualificação das pesquisas divulgadas por uma revista acadêmica. A Revista Paranense de Filosofia está presente nos seguintes Indexadores, Diretórios, Portais, Repositórios, Bases de Dados e Catálogos de Bibliotecas: 

  • Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal);
  • Diadorim (Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras);
  • Anpof (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia);
  • LatinRev (Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades;
  • LivRe (Revistas de Livre Acesso);
  • Google Acadêmico;
  • Sumários (Sumários de Revistas Brasileiras).
  • Portal de Periódicos UNESPAR (Portal de Periódicos da Universidade Estadual do Paraná).
  • Crossref

 

 Submissões Online

 DIRETRIZES PARA AUTORES

1. A Revista Paranaense de Filosofia tem periodicidade semestral. Serão aceitos textos inéditos para publicação, os quais serão encaminhados anonimamente a pareceristas e posteriormente devolvidos ao(s) autor(es), se houverem sugestões de mudanças ou correções. Os artigos não aceitos receberão um parecer com a justificativa da recusa.

 

2. Toda publicação na Revista Paranaense de Filosofia terá acesso aberto e distribuída sob os termos da Creative Commons Attribution License.

 

3. Os textos publicáveis nas seções da Revista deverão ser enviados em fonte Amasis MT Pro Light, com margem superior de 2,5 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita 2,5 cm.

 

4. Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol, italiano, francês e inglês.

 

5. Na seção artigo os textos deverão ser enviados com título (máximo 15 palavras), Resumo (entre 80 e 170 palavras), Abstract (Inglês) e entre três e cinco palavras-chaves (keywords). Os artigos deverão respeitar o limite mínimo de 14 e o máximo de 30 páginas, contando todos os elementos textuais. As ideias e opiniões emitidas nos artigos serão de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

 

6. Especificações sobre a formatação exigida:

- Títulos (Introdução, Seções - numeradas - e Considerações Finais) em Amasis MT Pro Light, 12, caixa alta, negrito.

- Subtítulos em Amasis MT Pro Light, 12, sem caixa alta, negrito.

- Resumo: Texto informativo de 80 a 170 palavras na língua original do artigo. O resumo deve ser formatado em fonte Amasis MT Pro Light 11, espaço simples. 

- A formatação do corpo do texto é fonte Amasis MT Pro Light 12. Os parágrafos devem ser justificados e com espaçamento 1.5 cm entre linhas, sem espaçamento entre parágrafos. A primeira linha tem um deslocamento de 1.25 cm. Notas de rodapé recebem fonte Amasis MT Pro Light tamanho 10.

- Citações devem ser transcritas entre aspas quando ocuparem até três linhas e isso deve ser feito no corpo do texto. 

- Quando a citação ultrapassar três linhas, deve ser separada com um recuo de parágrafo de 4,0 cm, em espaço simples no texto, com fonte tamanho 10, sem espaço no início da citação e um espaço no final da citação e o texto. Quando o texto começar no meio da frase, utilizar “[...]”.

 

7. As resenhas poderão ser submetidas em português e não poderão ultrapassar as 5 mil palavras, não podendo ter por objeto obras publicadas há mais de três anos contadas da data de submissão, exceto sob consulta aos editores. Sobre a formatação consultar itens 5 e 6.

 

8 . Serão aceitas apenas traduções inéditas, para a língua portuguesa e a) deverão ser acompanhadas do original; b) poderão ser publicados, na íntegra ou em partes, textos que já estão no domínio público (conforme legislação vigente) ou textos que ainda possuem direitos autorais, desde que seja apresentada, por escrito, AUTORIZAÇÃO do detentor dos direitos autorais. A obtenção da autorização é de exclusiva responsabilidade do tradutor e deverá ser enviada juntamente com a tradução; c) os textos devem possuir reconhecida relevância filosófica e se enquadrarem nas áreas de pesquisa de Filosofia; d) as traduções podem ser de textos nas seguintes línguas: grego, latim, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol; e) deverá ser apresentado um resumo da tradução contendo entre 100 e 250 palavras, juntamente com três palavras-chave separadas por ponto final e espaço; f) para fins editoriais, os textos deverão ter, preferencialmente, o máximo de 80 mil palavras. Sobre a formatação consultar ites 5 e 6.

 

9 Textos acima desse limite serão analisados pelo Conselho Editorial para possível publicação em mais de uma edição da revista.

 

10. As normas da ABNT que serão seguidas pela Revista Paranaense de Filosofia comportarão três estilos diversos: um para as “citações”, outro para as “notas de rodapé” e, por fim, para a secção final das “Referências”. É indispensável que os autores, antes de submeterem suas pesquisas, adaptem e confiram seus textos conforme às regras e exemplos discriminados abaixo:

 

a) Citações no corpo do texto:

 

As referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao seguinte esquema:

 (SOBRENOME DE AUTOR, data) ou (SOBRENOME DE AUTOR, data, página). Ex.:

(WITTGENSTEIN, 1989) ou (WITTGENSTEIN, 1989, p. 70). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra após a data. Ex.: (PLATÃO, 1989a), (PLATÃO, 1989b).

 

b) Notas de rodapé: As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente. Evitar, na medida do possível, transcrever citações nas notas. Essas, em regra, deverão ocupar o espaço do corpo do texto.

 

c) Referências: As referências bibliográficas utilizadas deverão ser apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas (NBR 6023):

 

- Livro:

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Tradutor (quando houver). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: Nome da editora, Ano. (Coleção ou Série, quando houver).

 Ex.: NIETZSCHE, F. “Humano, demasiadamente humano”. In: Obras incompletas. Trad. R. T. Filho. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Coleção Os Pensadores).

 

- Livro/Capítulo:

 SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do capítulo (entre aspas). SOBRENOME, Nome (abreviado) dos organizadores. Título da obra em itálico: subtítulo. Tradutor (quando houver). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: Nome da editora, Ano, intervalo das páginas. (Coleção ou Série, quando houver).

 

- Coletânea:

 Ex: HEUSER, E. M. D.; FREZZATTI, W. A (Org.). Textos para ensinar e aprender essa tal Filosofia . Cascavel, PR: Edunioeste, 2016.

 

- Artigo em periódico:

 SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo (entre aspas). Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação, Ano.

 

- Artigo publicado em jornais:

 Ex.: SILVA, N. L. “Em defesa da universidade pública”, in Jornal Gazeta de União da Vitória, União da Vitória, PR, n. 1985, p. 6 - 6, 02 set. 2001.

 

- Dissertações e teses:

 SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Local. Instituição, Ano, n° páginas [Dissertação Mestrado ou Tese Doutorado].

 Ex: BASSANI, D. A. Sobre a concepção operacional de significado. Campinas, SP: Unicamp, 2008, 138p [Tese de Doutorado].

 Será indispensável observar rigorosamente a sequência e a pontuação indicadas.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores serão obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse o tamanho de 2 MB).
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto estão ativos e prontos para acesso.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa fonte tamanho 12 para o corpo do texto e tamanho 10 para citações em destaque; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL) nomes estrangeiros e títulos de obras; com figuras e tabelas inseridas no texto conforme ABNT.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

Textos que não estiverem de acordo com essas condições e conforme as DIRETRIZES PARA AUTORES serão sumariamente rejeitados.

 

Política de Direito Autoral

Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista Paranaense de Filosofia, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.

Outrossim, os autores poderão submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre fornecendo a referência bibliográfica do item).

Ressaltamos que os autores consentem que seus artigos poderão ser incorporados pela Revista Paranaense de Filosofia em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros). Os titulares desses bancos de dados poderão executar as seguintes ações sobre o artigo: reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão; reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão; capacidade de traduzir certas partes do artigo; extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão; transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados; preparação de citações bibliográficas, sumários, índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo; digitalizar e/ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico. Os conteúdos dos artigos, resenhas, entrevistas e traduções publicados na Revista Paranaense de Filosofia são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

 

Política de Combate ao Plágio e de Boas Práticas de Ética

Todos/as os/as autores/as que submetem seus textos a esta Revista devem assegurar a originalidade de seus trabalhos. A Revista Paranaense de Filosofia não aceita nenhum tipo de plágio. A notificação sobre plágio deve ser enviada através do contato da revista.  

Qualquer caso de suspeita de plágio nos textos publicados nesta revista será investigado pelo periódico, no intuito de redimir todas as dúvidas. Nesse sentido, há o compromisso da revista, com a publicação de correções, esclarecimentos, retratações e pedido de desculpas quando necessário. As práticas editoriais da RPFilo segue as orientações do COPE para lidar com caso de suspeita de má conduta acadêmica.

 

Política de Conflito de Interesse

Podem surgir conflitos de interesses quando existem divergências entre os interesses privados de um indivíduo e suas responsabilidades científicas e editoriais. Esses conflitos podem ser de natureza pessoal, comercial, política, religiosa, acadêmica, institucional ou financeira. Todos/as os/as autores/as que submetem seus textos à Revista Paranaense de Filosofia, devem reconhecer e revelar aos editores qualquer conflito de interesse relacionado com sua pesquisa. Todo o apoio financeiro ou outras formas de conexões devem ser reconhecidos pelos autores em seus textos ou em documentos suplementares. Os/as avaliadores/as devem sempre revelar aos editores todo e qualquer tipo de conflito de interesse relacionado com as suas tarefas de avaliação; é dever de cada avaliador/a, sempre que couber, declarar-se não qualificado para avaliar os textos. 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS/CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Contato

E-mail da revista: revistaparanaensedefilosofia@gmail.com

E-mail editor-chefe: leandro.costa@unespar.edu.br

Endereço: Colegiado de Filosofia (Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória)

Praça Coronel Amazonas, s/n. Centro. União da Vitória - Paraná. CEP: 84600-000.