O PULO DO GATO, OU, BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE A REVERSÃO DO PLATONISMO

Alice e Deleuze: um potencial pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2023.3.2.7860

Palavras-chave:

Deleuze, sentido, filosofia da educação, pedagogia

Resumo

Este é um texto concebido a partir de duas diferentes experiências. A primeira é a da leitura A lógica do sentido de Gilles Deleuze, e também do romance Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll, livro este que é objeto de estudo do livro de Deleuze, e a segunda experiência, que remete à sala de aula e às disciplinas de filosofia da educação, que inerem certa bibliografia básica em torno deste assunto e por isto, um debate recorrente em torno do conceito de educação. Neste artigo, portanto, tento fazer o transporte das ideias presentes no início da Lógica do sentido, a da série dos paradoxos, principalmente aquele paradoxo maior/menor para o âmbito ou território escolar da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação da editora da UNESP, 1999

CARROL, Lewis. Alice´s Adventures in Wonderland. London; Penguin Groups, 1994

______. Alice: aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do espelho. Ilustrações originais John Tenniel; introdução e notas Martin Gardner; tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: editora Zahar, 2013

DELEUZE, Gilles. A Lógica do Sentido. Trad. Luís Roberto Salinas Fortes. 5ª edição. São Paulo; Perspectiva, 2009.

DELEUZE, G; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992 (Coleção Trans)

______; GUATTARI, Félix. O anti Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: editora 34, 2010

FOUCAULT, Michel. O anti-Édipo: uma introdução à vida não-fascista. Tradução de José Fagundes Ribeiro. Disponível em << https://letraefilosofia.com.br/wp-content/uploads/2015/03/foucault-prefacio-a-vida-nao-facista.pdf?x70961>> Acesso em 27 abril 2023

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2001

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo: editora Perspectiva, 2000

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta ‘o que é esclarecimento?’ in Textos seletos. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: editora Vozes, 1985

PLATÃO. O Banquete. Tradução, introdução e notas J. Cavalcante de Souza. 6ªedição. Rio de Janeiro; Difel, 2010.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores associados, 2011 (Coleção educação contemporânea)

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

Gomes Brazil, L. (2023). O PULO DO GATO, OU, BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE A REVERSÃO DO PLATONISMO: Alice e Deleuze: um potencial pedagógico. Revista Paranaense De Filosofia, 3(2), 1–21. https://doi.org/10.33871/27639657.2023.3.2.7860

Edição

Seção

Artigos