FILOSOFIA E ARTE

Aliados para um ensino de filosofia libertador

Autores

  • Aline de Oliveira Rosa UFRJ
  • Mauricio Rasia Cossio Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Somos uma professora e um professor de filosofia que se perguntam como fazer com que nossas aulas tenham um significado para a vida de nossas(os) alunas, alunos e alunes. Significado este que aponte para a ideia de liberdade e autonomia, de expansão da consciência para uma compreensão e ação no mundo cada vez mais efetiva, seguindo a concepção de pedagogia libertadora de Paulo Freire e bell hooks. Para nós, a interação entre filosofia e arte tem muito a contribuir com esse processo. Não apenas porque, segundo Gilles Deleuze, o próprio trabalho com os conceitos filosóficos se assemelhe ao ritmo e andamento da música, mas porque, assim como na arte, o fazer filosófico não pode abrir mão das emoções para que possa ser realmente compreendido e significado em sua profundidade. Percebemos também que o trabalho com produtos artísticos, uma prática de ensino que Deleuze chama de Pop’Filosofia, faz com que a sala de aula possa se transformar num laboratório de sensações e pensamentos, trazendo a filosofia para os corpos e mentes de todas, todos e todes que fazem parte dessa experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDET, Marie. A filosofia da dança: um encontro entre dança e filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

BATTEZZATO, Luigi. Sappho’s Metres and Music. In.: FINGLASS, P. J.; KELLI, Adrian. The Cambridge Companion to Sappho. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

DELEUZE, Gilles. Abecedário: D de desejo. Claire Parnet: Transcrição integral do vídeo, 1994. In: http://escolanomade.org/images/stories/biblioteca/downloads/deleuze-o-abecedario.pdf. Acessado dia 19/06/2016.

_______. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, G. GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

_______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Rio de Janeiro: Editora 34, 2005.

_______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2007.

DYRREL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

____________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

___________. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A Natureza. 2ª ed. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre educação. São Paulo: Ed. Loyola, 2012.

WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade. São Paulo: Imago, 1971.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte : Auténtica, 2002.

ROSA, Aline de Oliveira. “Arte&Filosofia: entre conceitos e afetos.” Revista Estudos De Filosofia E Ensino. v.2, n.2, jul./dez., 2020. pp. 70-89.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1985.

TIBURI, Márcia. Filosofia em comum: para ler-junto. Rio de Janeiro: Record, 2008.

ZIRBEL, Ilze; KULKAMP, Camila; SATTLER, Janyne. “Pensar Safo como uma filósofa pré-socrática - Parte I”. Germina. Disponível em: https://germinablog.wordpress.com/2022/03/30/pensar-safo-como-uma-filosofa-pre-socratica-parte-i/. Acessado em: 28/10/2022.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Rosa, A. de O., & Rasia Cossio, M. (2022). FILOSOFIA E ARTE: Aliados para um ensino de filosofia libertador. Revista Paranaense De Filosofia, 2(2), 66–93. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpfilo/article/view/7138

Edição

Seção

Dossiê: As Artes e o Ensino de Filosofia - Artigos e Relatos de Experiência