Chamada para Dossiê: As artes e o Ensino de Filosofia (2022.2)

2022-08-15

Organizadores:

Pâmela Costa

Paulo Jakimiu Sabino

Samon Noyama

 

O professor de filosofia enfrenta, em sala de aula, uma série de desafios; e com as mudanças que ocorreram no Novo Ensino Médio, especificamente na estrutura do ensino de filosofia a partir da homologação da BNCC de 2018, os desafios aumentaram. Nesse sentido, é fundamental pensar a contribuição das diferentes áreas da filosofia para que a reflexão seja a mais abrangente possível a fim de articular os desafios com novas propostas para enfrentá-los. É nesse horizonte pedagógico que o campo das artes se mostra como fundamental para ampliar o já prolífico debate sobre o ensino de filosofia. A relação entre arte e filosofia atravessa toda a história da filosofia, no contexto eurocêntrico, mas não se limita a ele. As culturas populares e as expressões artísticas que escapam dos limites estabelecidos pelos critérios consagrados por esta história da filosofia não apenas enriquecem e ampliam os horizontes do pensamento, como podem oferecer configurações inéditas aos olhares já consolidados pela academia. Portanto, se arte e filosofia estiveram juntas por muito tempo, não é surpreendente que as artes possam contribuir para o seu ensino da disciplina de filosofia, participar do exercício docente e ocupar seu espaço na formação dos jovens, com sua potência, criatividade, diversidade e encantamento. Pensando no estabelecimento de uma reflexão plural, convidamos pesquisadoras/es a submeter artigos para o Dossiê artes e ensino de filosofia, com o objetivo reunir artigos, ensaios, relatos e entrevistas que abordem a relação entre artes e o ensino de filosofia a partir dos seguintes tópicos – sem necessariamente se ater a eles:

 

  • As artes enquanto aporte pedagógico para ensino de filosofia
  • O ensino de filosofia a partir das artes no Novo Ensino Médio
  • Estética e ensino de filosofia
  • Filosofia, identidade, culturas marginais e populares
  • Artes visuais, cinema, fotografia e o ensino de filosofia
  • Teatro e ensino de filosofia
  • Poesia, literatura e o ensino de filosofia
  • Elaboração de materiais didáticos, jogos e experimentações lúdicas

 

 

Diretrizes aos Autores, conforme as normas de publicação da revista encontram-se em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpfilo/about/submissions#authorGuidelines