ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU: UMA ANÁLISE DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.308-335

Resumo

Este artigo teve o objetivo analisar como a literatura científica sobre o ensino de Álgebra, publicada em periódicos com escopo em Educação Matemática, aborda o objeto de conhecimento equação polinomial de primeiro grau. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em periódicos da área de Educação Matemática, com avaliação A1 a B2 no Qualis Capes provisório, divulgado em julho de 2019. Usou-se um recorte temporal de 10 anos (2010-2019), sendo selecionados 31 artigos para compor o corpus de análise. O método utilizado foi a revisão sistemática de literatura. Os dados foram analisados por meio de 05 categorias: (1) trabalhos que abordam significados atribuídos ao conceito de equação; (2) trabalhos que abordam os conhecimentos mobilizados por professores; (3) trabalhos que abordam análise de equações em livros didáticos; (4) trabalhos que abordam a análise de questões e materiais sobre equações; e (5) trabalhos que abordam análise de produções escritas de alunos. Os resultados revelam: i) dificuldades de professores e alunos diante dos conceitos de equação e equivalência e na resolução de problemas envolvendo equação polinomial de primeiro grau; ii) predominância do uso da variável como incógnita frente a número genérico e número funcional; iii) pouca demanda de conversão de registros de representação, restringindo-se basicamente à passagem da língua natural para a linguagem algébrica; iv) o uso, por professores, de artigos acadêmicos, sites, balança de dois pratos, software matemático, sequências de atividades eletrônicas para prepararem e ministrarem aulas sobre equação; e, v) que o uso de tarefas, recursos e metodologias apropriados favorecem o desenvolvimento da aprendizagem e a construção de significados para os objetos algébricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joubert Lima Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), graduado em Licenciatura em Matemática pela UEFS. Professor da área de Educação Matemática do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. É líder do Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM), certificado pelo CNPq junto à UFOB.

Downloads

Publicado

30-09-2021

Como Citar

Santos, F. B., & Ferreira, J. L. (2021). ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU: UMA ANÁLISE DA LITERATURA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 308–335. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.308-335

Edição

Seção

Artigos Científicos