FATORES DO TIPO HISTÓRIA DIDÁTICA E SUAS INFLUÊNCIAS NAS DECISÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.200-221

Resumo

Apresentamos neste artigo uma discussão sobre as decisões didáticas, analisando a influência dos fatores decisionais do tipo história didática no ensino das expressões algébricas. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de Doutorado desenvolvida no campo da Didática da Matemática. Para tanto, abordamos essa problemática por meio da teorização e pesquisas acerca das decisões didáticas, com base no modelo dos níveis da atividade do professor, proposto por Margolinas (2002), e do modelo dos fatores decisionais, a partir de Bessot (2018). Elegemos como sujeitos da pesquisa um professor do Ensino Fundamental de uma escola pública, e seus alunos, e como saber matemático, as expressões algébricas. Os resultados obtidos apontam que o processo envolvendo as decisões didáticas pode ocorrer de forma coordenada, sem contradição entre os sujeitos participantes (professor-alunos), desde que os fatores decisionais do tipo história didática sejam identificados como responsáveis por influenciar tais decisões. Os fatores decisionais do tipo história didática fazem parte de forma predominante no processo que determina a tomada de decisão do professor, em especial, no nível 0 da sua atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tony Regy Ferreira Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela da Universidade Federal de Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

Anna Paula de Avelar Brito Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Universidade Federal de Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

Marcus Bessa de Menezes, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Brasil.

Downloads

Publicado

30-09-2021

Como Citar

Silva, T. R. F., Brito Lima, A. P. de A., & Bessa de Menezes, M. (2021). FATORES DO TIPO HISTÓRIA DIDÁTICA E SUAS INFLUÊNCIAS NAS DECISÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 200–221. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.200-221

Edição

Seção

Artigos Científicos