ÁREA DE FIGURAS PLANAS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO INCLUSIVO A ALUNOS SURDOS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Adriele Cabral de Oliveira
  • Jéssica Alves Quintanilha
  • Leandro Sopeletto Carreiro
  • Cristiaine Silva Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.522-544

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo geral foi investigar os desafios e as contribuições do uso das Tecnologias Digitais no processo de dedução da área de figuras planas de forma a incluir alunos surdos. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica e optou-se por utilizar os recursos lousa digital e tablet. Foi elaborada uma sequência didática, cuja experimentação foi realizada numa turma do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Dentre os desafios enfrentados, destacase a questão técnica de instalação da lousa digital e o fato de algumas funções terem sido aprendidas por meio de testes realizados pelas próprias pesquisadoras. Todos os participantes disseram que não tiveram dificuldades com o uso das Tecnologias Digitais utilizadas na pesquisa e afirmaram que o software GeoGebra facilitou e a lousa digital contribuiu, respectivamente, para o processo de dedução da área de figuras planas. Quanto ao aluno surdo, este afirmou ter se sentido incluído pela proposta da pesquisa.

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Publicado

25-05-2021

Como Citar

Cabral de Oliveira, A., Alves Quintanilha, J., Sopeletto Carreiro, L., & Silva Ribeiro, C. (2021). ÁREA DE FIGURAS PLANAS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO INCLUSIVO A ALUNOS SURDOS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(21), 522–544. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.522-544

Edição

Seção

Relatos de Experiência