SMARTPHONE E A PRODUÇÃO DO CONCEITO DE INTEGRAL: VISUALIZAÇÃO, MOBILIDADE E GEOGEBRA

Autores

  • Victor Ferreira Ragoni
  • Aparecida Santana de Souza Chiari

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.259-276

Resumo

O smartphone é um dispositivo que há anos vem se desenvolvendo e fazendo parte da
sociedade, seja para comunicação ou até mesmo para fazermos uma transferência bancária. Por isso,
começamos a nos questionar sobre esse artefato na educação, como mediador da aprendizagem. Neste
trabalho, objetivamos investigar como tensões causadas pela inserção de uma tecnologia digital podem
potencializar a produção do conceito de integral por meio da visualização. Dentro da perspectiva
qualitativa de pesquisa, realizamos um curso com duração de três segundas-feiras com licenciandos
em Matemática e Física sobre Integrais Múltiplas, em que os participantes faziam tarefas de
investigação e exploração com o smartphone e já produziam dados por meio de gravação de tela do
próprio dispositivo. A partir da Teoria da Atividade analisamos um Sistema de Atividade (SA) em que
estiveram presentes tensões entre sujeito e artefato que estagnaram o SA por um momento até ser
superada tal adversidade. Notamos que o potencial de visualização que o smartphone possui, com o
GeoGebra, teve papel fundamental na produção do conceito de Integral, assim como a interação com
outras pessoas dentro do curso foi de extrema importância para a superação de dificuldades que
apareceram.

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Publicado

25-05-2021

Como Citar

Ferreira Ragoni, V., & Santana de Souza Chiari, A. (2021). SMARTPHONE E A PRODUÇÃO DO CONCEITO DE INTEGRAL: VISUALIZAÇÃO, MOBILIDADE E GEOGEBRA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(21), 259–276. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.259-276

Edição

Seção

Artigos Científicos