RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DE TESES BRASILEIRAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2014-2019)

Autores

  • Kaique Nascimento Martins
  • Larissa Pinca Sarro Gomes
  • Marlúbia Corrêa de Paula
  • Jolúcia Santos de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.418-439

Resumo

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Metodologicamente, optou-se pela construção de um mapa teórico, com o objetivo de levantar, descrever e analisar as temáticas que emergem nas teses brasileiras do campo da Educação Matemática que problematizam a Resolução de Problemas na formação de professores, identificadas no período de 2014 a 2019. Para isso, o processo de análise ocorreu sob a luz de três eixos: os espaços de formação e seus colaboradores; os referenciais teóricos adotados; e a forma de abordar resolução de problemas na formação de professores. De modo geral, percebe-se, até o momento desta busca, uma predominância de estudos que comunicam o uso da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas no contexto da formação inicial e/ou continuada de professores. Identificou-se, ainda, um maior número de estudos direcionados a professores que lecionam na Educação Básica da rede pública, em especial nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

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Publicado

25-05-2021

Como Citar

Nascimento Martins, K., Pinca Sarro Gomes, L., Corrêa de Paula, M., & Santos de Jesus, J. (2021). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DE TESES BRASILEIRAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2014-2019). Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(21), 418–439. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.418-439

Edição

Seção

Artigos Científicos