SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CAMPO CONCEITUAL DAS ESTRUTURAS ADITIVAS

Autores

  • Eliana Cristina Carvalho Gabriel Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Miriam Cardoso Utsumi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.174-190

Resumo

Este estudo investigou a solução de problemas de estrutura aditiva de 3 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma lista de problemas e de uma entrevista sobre as soluções. Os dados obtidos foram apresentados de acordo com as categorias: envolvimento na atividade, elaboração de estratégias próprias, construção e manipulação de representações múltiplas e compreensão conceitual. Tais categorias emergiram dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. A análise dos protocolos não conseguiu evidências de que os estudantes tenham
aprendido de maneira significativa o conceito de adição, uma vez que não conseguiram solucionar, de modo satisfatório, a maioria dos problemas. Os resultados parecem indicar que devemos evoluir das práticas de transmissão de informações e utilização mecânica da memória, para práticas que privilegiem a construção dos conhecimentos, juntamente com o desenvolvimento de atitudes e
habilidades para solucionar problemas, considerando uma variedade de situações, os conhecimentos prévios e as experiências culturais de nossos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-01-2021

Como Citar

Gabriel, E. C. C., & Utsumi, M. C. (2021). SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CAMPO CONCEITUAL DAS ESTRUTURAS ADITIVAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 174–190. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.174-190

Edição

Seção

Artigos Científicos