SALA DE AULA INVERTIDA: CARACTERIZAÇÃO E REFLEXÕES DAS TRÊS ETAPAS DO MÉTODO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Silton José Dziadzio Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Carlos Roberto Ferreira Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.411-425

Resumo

A Sala de Aula Invertida é um método de ensino que visa à inversão clássica da sala de aula. Os alunos acessam e estudam, reviamente, os conteúdos por meio de recursos digitais, e em sala de aula desenvolvem atividades com aplicação de conceitos abordados no material virtual. Assim, é possível dividir o método em três momentos de execução: antes, durante e após a aula. O artigo busca caracterizar e tecer reflexões sobre as três etapas, com conteúdos de Matemática, em uma turma de 3a série do Ensino Médio. A abordagem inicial dos conteúdos ocorreu por meio de videoaula, e o trabalho em sala de aula foi marcado pela exploração do material virtual em resolução de problemas. Os resultados evidenciam potencialidades no que se refere ao papel ativo dos alunos, ao caráter colaborativo e dinâmico proporcionado durante a aula e, ao fato do professor ser apontado como um mediador do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-01-2021

Como Citar

Dziadzio, S. J., & Ferreira, C. R. (2021). SALA DE AULA INVERTIDA: CARACTERIZAÇÃO E REFLEXÕES DAS TRÊS ETAPAS DO MÉTODO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 411–425. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.411-425

Edição

Seção

Artigos Científicos