A CYBERFORMAÇÃO COMO CONCEPÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO FOCADO NO USO DE VÍDEOS DO YOUTUBE

Autores

  • Marília Franceschinelli de Souza Instituto Federal de São Paulo - IFSP

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.472-484

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a proposta de um curso de formação continuada focado no uso de vídeos do Youtube, que foi fundamentada na concepção da Cyberformação. O curso ocorreu no segundo semestre de 2019 e contou com a participação de 12 professores que ensinam Matemática e atuam na rede estadual paulista. A Cyberformação é uma concepção de formação de professores com Tecnologias Digitais (TD) que assume seu uso como partícipe do processo cognitivo, atuando na produção de conhecimento matemático a partir da perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD. O objetivo principal do curso proposto foi promover uma formação com TD, em especial com vídeos do Youtube, para professores de Matemática da Educação Básica, de maneira integrada, com o propósito de discutir o papel dos vídeos como agentes da produção do conhecimento matemático, possibilitando situações para que os professores compreendessem suas potencialidades e elaborassem suas próprias atividadesmatemáticas-com-vídeos-digitais. Os dados produzidos com esse curso de formação sugerem indícios de aprendizagem e de transformações nos sujeitos no que diz respeito a suas práticas com o uso de vídeos, evidenciando seu potencial como ação de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-01-2021

Como Citar

Souza, M. F. de. (2021). A CYBERFORMAÇÃO COMO CONCEPÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO FOCADO NO USO DE VÍDEOS DO YOUTUBE. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 472–484. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.472-484

Edição

Seção

Relatos de Experiência