CLASSIFICAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES NAS SUBÁREAS EM HISTÓRIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA (1990-2018)

Autores

  • Iran Abreu Mendes Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Lucas Silva Pires Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.410-434

Resumo

Neste artigo focamos nos resultados de uma pesquisa cujo objeto de investigação foram as Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado Acadêmico e Profissional que abordaram a história
para ensino de Matemática, organizadas no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). O objetivo foi classificar esses trabalhos em subáreas que
emergiram dos estudos voltados à História para o Ensino da Matemática (HEnM). Para alcançar o objetivo proposto, buscamos saber quais as pesquisas materializadas em dissertações e teses que
caracterizam a existência da investigação em História para o Ensino da Matemática como um campo referencial de pesquisa em História da Matemática? O artigo está fundamentado teoricamente na
história para o ensino da matemática como uma reinvenção didática para sala de aula, a qual é aquela voltada a fins didáticos. Empreendemos um estudo centrado, inicialmente, em leituras dos resumos, das palavras-chave, introduções, bem como das fontes históricas que foram utilizadas na elaboração de atividades em teses e dissertações. Posteriormente, por meio de um instrumento de análise, caracterizamos suas ramificações e desmembramentos para classificá-las nas subáreas identificadas. Os resultados sinalizaram que existem onze subáreas constituintes da tendência HEnM. Portanto, constatamos que o número de teses e dissertações classificadas em algumas dessas subáreas, ainda é incipiente, e, por assim ser, podem servir como lócus promissores para a realização de futuras pesquisas.

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Publicado

10-12-2020

Como Citar

Mendes, I. A., & Pires, L. S. (2020). CLASSIFICAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES NAS SUBÁREAS EM HISTÓRIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA (1990-2018). Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 410–434. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.410-434